14 filmes de caminhoneiro imperdíveis

04/07/2016 às 3:04 - Atualizado em 14/11/2016 às 12:12

11 filmes de caminhoneiro imperdíveis

Uma seleção dos melhores filmes de caminhoneiro para entreter na pausa entre uma viagem e outra

As estradas, assim como o cinema, guardam histórias inspiradoras, emocionantes, de ação e com bastante adrenalina. Por isso, unimos esses dois universos e montamos esta imperdível seleção de filmes de caminhoneiro.

Ação

Comboio – Pato de Borracha 

Comboio narra a história de um lendário caminhoneiro, Rubber Duck (Kris Kristofferson), que se desentende com um xerife e se rebela contra a corrupção policial. Após ser roubado e humilhado pelo xerife Lyle (Ernest Borgnine), Rubber convoca pelo rádio centenas de caminhoneiros para um protesto. Em poucas horas, um poderoso comboio de caminhões de todos os modelos e tamanhos levanta a poeira das estradas do Arizona para juntar-se a ele, rumo ao México. Esta longa jornada irá trazer à tona questões sociais de classes, raças e sexo, assim como o lugar da lei na sociedade moderna. Mas para chegar em seu destino e assim por fim a corrupção policial e a política da qual estão sendo vítimas, eles terão que enfrentar muitos desafios.

 

Mad Max – Estrada da fúria – 2014

Caminhões insanos, perseguição e ação do começo ao fim. Mad Max – Estrada da fúria é um filme imperdível para quem gosta de velocidade e ação!

Encurralado – 1974

Um dos mais antigos filmes de caminhoneiro dessa lista, conta a história de um homem de negócios que passa a ser perseguido por um caminhoneiro, obcecado pela ideia de matá-lo.

 

Falcão – o campeão dos campeões (Over the Top) – 1987

Sylvester Stallone vive o destemido caminhoneiro Lincoln Falcão. Ele enfrenta as dificuldades de se reerguer após a morte da esposa e tenta se reaproximar do filho.

 

Estrada Alucinante (Black Dog) – 1998

Para pagar a hipoteca da casa, Jack Crews, interpretado por Patrick Swayze, aceita transportar uma carga em troca de um alto pagamento. Mas dois fatores trazem emoção para a trama: o caminhoneiro perdeu a licença após um acidente e pode ir preso, e ele descobre que está carregando armas ilegais.

 

Agarre-me se puderes (Smokey And The Bandit) – 1977

Burt Reynolds interpreta Bo Darville, “Bandit”, contrabandista que faz uma aposta e tem que fazer um “bate e volta” de Texarkana, no Texas, até Atlanta para levar um carregamento de cerveja. O detalhe é que ele tem apenas 28 horas.

Cinema nacional

 

A beira do caminho – 2012

Após um grande trauma, o caminhoneiro João (João Miguel) resolve cruzar o Brasil e nunca mais voltar a sua cidade natal. Ao dar carona a um menino, que procura encontrar o pai, João embarca numa viagem que mudará o destino dos dois. A trilha sonora é incrível!

Jorge – Um brasileiro – 1988

O Brasil tem bons filmes de caminhoneiro e esse é um clássico. O personagem Jorge tem uma briga com sua esposa e, depois disso, coloca o pé na estrada e inicia uma jornada de lembranças.

O caminhão do meu pai – 2013

Uma surpreendente produção do Brasil e o Vietnan que chegou a entrar para a lista de indicados ao Oscar de curta-metragem em 2015. A história se passa nas estradas vietnamitas, onde uma menina viaja ao lado de seu pai, caminhoneiro que transporta agricultores pelos campos de arroz.

O Sal da Terra – 2008

Uma história de fé e vivências na estrada, apresentadas pela experiência de Miguel, um padre que também é caminhoneiro.

Documentário

Homem comum – 2015

A envolvente história do caminhoneiro Nilson de Paula, que foi acompanhado pelo cineasta Carlos Nader no ano de 1996. Eles passaram juntos por histórias intensas que vão da morte ao recomeço.

Drama

Caminhoneira (Trucker) – 2008

Não são só os homens que se destacam nos filmes de caminhoneiro. Nesse longa metragem, Michelle Monaghan vive Diane Ford, que lida com a difícil reaproximação com o filho Peter, de 11 anos, enquanto cai na estrada.

Terror

Olhos famintos (Jeepers Creepers) – 2001

Darryl e sua irmã Trish testemunham uma cena suspeita, que envolve o motorista de um caminhão. Quando pegam a estrada percebem que estão sendo seguidos pelo caminhoneiro e então passam a viver momentos de tensão.

Terror sobre rodas (Road Train) – 2010

Um grupo de jovens viaja pelo deserto australiano e sofre um acidente, causado por um caminhão, que é chamado de Road Train na trama. Eles buscam o motorista, mas não o encontram e então seguem viagem no caminhão, sem saber que ele é amaldiçoado.

[Extra]

Estradas Mortais (Ice Road Truckers)

Essa dica extra talvez não se encaixe na lista de filmes de caminhoneiro, por ser uma série, mas com certeza vale a pena conferir. Anualmente, um grupo de caminhoneiros se arrisca nas estradas, no rigoroso inverno do norte do Canadá, para levar suprimentos e equipamentos para mineradores.

A série é transmitida no canal History Channel, mas é possível assistir a alguns dos vídeos no site também.

Gostou da seleção? Se souber de mais algum filme de caminhoneiro, compartilhe conosco.

Baixe grátis o infográfico Guia de segurança nas estradas:


Call-to-Action