3 curiosidades que você precisa conhecer sobre VUCs

27/11/2018 às 4:10 - Atualizado em 11/12/2018 às 8:23

Os caminhões conhecidos como VUCs, sigla para Veículos Urbanos de Carga, se tornaram uma verdadeira febre nos centros urbanos. Prova disso, é uma pesquisa da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos ( CNTA) que constatou, nos últimos oito anos, o crescimento de aproximadamente 92% da utilização desse tipo de caminhão.

Essa grande curva para cima se deve por causa de diversos fatores, como a restrição para caminhões de grande porte em centros urbanos, do rígido horário para que esses tipos de veículos trafeguem nessas regiões e do controle dos Detrans em muitos pontos do País.

Além disso, os 55 milhões de veículos no Brasil cooperam para que o trânsito se torne um verdadeiro obstáculo para todas as transportadoras e caminhoneiros que costumam fazer viagens dentro do País.

Tudo isso fez com que o caminhão pequeno se tornasse extremamente popular, principalmente em cidades grandes como São Paulo e Rio de Janeiro. A seguir, tudo o que você precisa saber sobre os VUCs:

1. Tamanho do caminhão VUC

O caminhão VUC possui tamanhos diferentes, dependendo da regulação de cada estado e das determinações de cada Detran.

Em São Paulo, por exemplo, a extensão de um VUC foi recentemente aumentada. Dessa forma, para um caminhão ser classificado como um veículo urbano de carga sua largura máxima tem que ser 2,20 metros e o comprimento de 7,20 metros.

2. Por que optar por um veículo urbano de carga?

O caminhoneiro brasileiro está cada vez mais optando pelos VUCs por causa da rapidez no transporte aliado a capacidade desses veículos de realizem mais de uma entrega em apenas uma viagem.

Os veículos urbanos de carga já somam mais de três milhões de unidades ao redor do Brasil. Por isso, se tornaram uma categoria extremamente grande e importante dentro das grandes cidades.

Apesar disso, muitos caminhoneiros ainda revelam um grande problema em suas rotinas: os trânsitos das grandes capitais e a falta de vagas para estacionar os VUCs.

3. Um VUC por dentro

Os VUCs podem ser classificados como pequenos e grandes. Nessa segunda definição, podem até mesmo comportar uma carga útil de quatro toneladas, uma quantidade de peso que coloca esse tipo de transporte como um dos melhores custos-benefícios do mercado.

Esses veículos urbanos de carga geralmente são movidos a diesel e já possuem espaço para três ocupantes na cabine principal, incluindo o motorista. Além disso, possuem freio ABS e podem ser realmente ótimas opções para as ruas e avenidas.

 

O caminhoneiro do futuro se alimenta bem, tem mais tempo para aproveitar com a família, sabe economizar na estrada e está sempre conectado. Se identificou?

Pensando em você, caminhoneiro autônomo, criamos a campanha Condutores do Amanhã! Cadastre-se e receba brindes, dicas e muitos conteúdos exclusivos.
Você está apenas a um clique de fazer parte do futuro da sua profissão! Clique aqui!