A BELEZA EFICIENTE

08/11/2016 às 4:02 - Atualizado em 08/11/2016 às 4:02

fotooocapa

A ALCOA PRODUZ RODAS FORJADAS EM ALUMÍNIO, MOSTRANDO QUE É UMA TENDÊNCIA CADA VEZ MAIOR NO MERCADO ORIGINAL NACIONAL.

Com intuito de reduzir o consumo de combustível e possibilitar maior capacidade de carga, muitos frotistas e caminhoneiros têm optado pelo uso das rodas de alumínio. Mais leves e mais eficientes na dissipação do calor, elas proporcionam vantagens atraentes para esses profissionais. A Alcoa é a única fabricante de rodas forjadas de alumínio do mundo e equipa veículos fabricados nas mais importantes montadoras.

“A inovação inicia-se no processo de produção, já que as rodas são forjadas a partir de uma única peça de alumínio, sem a necessidade de solda”, explica Rodrigo Leal, diretor da Unidade de Negócios Commercial Vehicle Wheels da Alcoa. Indicadas para todos os segmentos de veículos comerciais, como caminhões, ônibus, micro-ônibus e semirreboques as rodas forjadas de alumínio proporcionam diversos benefícios. Segundo o executivo, em comparação com rodas de aço, são 50% mais leves, resultando na redução de até 800kg no peso total do veículo.roda3

“Essa diminuição proporciona o aumento da capacidade de carga transportada e a redução no consumo de combustível”, diz. As rodas forjadas de alumínio oferecem resistência, economia e segurança. Cinco vezes mais fortes e com o dobro de durabilidade das rodas de aço, os produtos não necessitam de pintura e duram até 15 anos (em condições normais de uso). Além disso, as rodas Alcoa dissipam melhor o calor, aumentam a vida útil de freios e amortecedores e resultam em um desgaste até 14% menor dos pneus.

Por ser feita totalroda2mente em alumínio, as rodas forjadas podem ser 100% recicladas. Estudo realizado pela PE International, consultoria alemã especializada em sustentabilidade, concluiu que as rodas forjadas de alumínio Alcoa reduzem substancialmente a pegada ecológica de carbono dos veículos comerciais, favorecendo o transporte sustentável. As rodas forjadas de alumínio Alcoa podem ser adquiridas diretamente nas montadoras no momento da compra de um novo equipamento, por meio de distribuidores ou revendas do equipamento original. O mercado nacional já vem seguindo exemplos da Europa e dos Estados Unidos, onde as rodas de alumínio já são preferência entre os frotistas e caminhoneiros. A roda de alumínio quando comparada à de aço custa mais. Rodrigo Leal explica que esse fator não deve ser considerado já que a roda de alumínio tem retorno em médio prazo, devido às inúmeras vantagens.