Bons de Garfo

04/09/2017 às 5:44 - Atualizado em 04/09/2017 às 5:56

Os dois caminhoneiros admitem que  “comer é um dos prazeres da vida”  e que adoram comidas simples, mas bem preparadas como um arroz com feijão.

Para o brasileiro Ventuir José Maciel e o argentino Oscar Efrain Sequeira a saúde está em primeiro lugar. Por isso, eles mantêm, na medida do possível, um estilo de vida saudável. É claro que abrem algumas exceções porque é necessário, afinal para alguns caminhoneiros comer é um dos prazeres da vida.

Ambos os caminhoneiros percorrem uma das rotas mais perigosas do mundo: Cordilheiras dos Andes. Eles transportam carnes, utilizando caminhões Volvo 440 frigorificados.

“Quando estamos nas estradas brasileiras até dá para almoçar em restaurantes. Já nas estradas chilenas eu mesmo cozinho porque comer em restaurantes sai caro demais”, diz o argentino Oscar Efrain que também aprecia um bom churrasco.

“Eu adoro arroz com feijão e o reviro argentino que é uma mistura de ovos, sal e farinha. Para beber vai muito bem um chimarrão”, fala sorrindo Oscar Efrain com quase três anos de estrada.

Outro que aprecia um bom prato de arroz com feijão, salada e carne ou frango é o caminhoneiro Ventuir José Maciel, com 13 anos de estrada.

“Considero-me um bom de garfo, mas temos que comer sem exagero”.

Eu adoro arroz com feijão e o reviro argentino que é uma mistura de ovos, sal e farinha. Para beber vai muito bem um chimarrão

A nutricionista Viviane dos Santos explica que os alimentos naturais são fundamentais à saúde e também funcionam como forma de prevenção de determinadas doenças. As fibras desempenham um papel muito importante para o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, para a saúde. Desta maneira, devemos incluir esse tipo de alimento no dia a dia. Segundo a nutricionista Viviane a recomendação de ingestão de fibras é de 25 a 30 gramas/dia (equivalente a duas colheres de sopa de farelo de aveia, por exemplo, combinado com alimentos integrais, legumes, verduras e frutas).

De acordo com a nutricionista, o ideal é consumir frutas e verduras diariamente. Em relação às frutas, três a cinco porções por dia são suficientes. Já os legumes e as verduras devem ser consumidos duas vezes ao dia, preferencialmente no almoço e no jantar. “Verduras folhosas podem ser consumidas à vontade. Por isso, antes de se servir com arroz, carne ou o macarrão, priorize um prato de salada. Não abuse do sal e do azeite e use temperos naturais como alho, cebola e limão”, ressalta.

Maciel: Alimentação saudável, qualidade de vida

Os motoristas que conseguem preparar as refeições no próprio caminhão têm a vantagem de cozinhar de acordo com a preferência e, em contrapartida, alimentos mais saudáveis.

Combinação brasileira

Um prato bem simples e comum, o feijão com arroz é a mistura mais consagrada da cozinha brasileira. Além de ser uma delícia, essa combinação é capaz de fornecer quase todos os nutrientes necessários para o organismo em uma refeição. Isso porque o feijão é rico em ferro, sais minerais e proteínas, além do aminoácido chamado lisina. E o arroz contém uma grande quantidade de vitaminas do complexo B e o aminoácido metionina. Quando há a junção desses dois nutrientes, o organismo consegue absorver melhor as proteínas de origem vegetal. No entanto, como com qualquer outro alimento, a recomendação número um é não exagerar. Quando consumimos de maneira equilibrada, a mistura fornece os nutrientes e a energia necessários para o bom funcionamento do organismo.

ARROZ

Ingredientes

l ½ cebola branca pequena em cubinhos
l 1 dente de alho bem picadinho
l1 colher (sopa) de óleo de sua preferência
l 1 xícara (chá) de arroz
l 1 colher (chá) de sal
l 2 e meia xícaras (chá) de água fervente

Preparo
Coloque o óleo na panela com a cebola e o alho. Leve ao fogo médio para refogar levemente, sem dourar muito, para que todos os ingredientes mantenham a unidade de cor. Agora junte o arroz, já bem escorrido e sequinho, misture tudo com a ajuda de uma colher e despeje água fervente. Adicione o sal. Baixe o fogo, verifique o cozimento e se os grãos estão cozidos. Uma boa dica para quem gosta de arroz mais durinho: é desligar o fogo um pouco antes dele secar totalmente e tampar a panela, para que o cozimento termine naquele vapor.

FEIJÃO

Ingredientes

l 1 xícara (chá) de feijão
l 4 xícaras (chá) de água
l 1 colher (sopa) de óleo de sua preferência
l 1 dente de alho amassado
l 1 folha grande de louro
l 2 colheres de cebola picada
l Sal a gosto

Preparo
O primeiro passo para preparar o feijão é escolhê-lo, para retirar eventuais pedrinhas, sujeiras e grãos defeituosos. Lave bem o feijão e leve com água ao fogo, em uma panela de pressão. Cozinhe por 25 minutos ou até que os grãos estejam macios. Em outra panela, aqueça o óleo, doure a cebola e o alho e junte uma concha do feijão já cozido. Com a concha, esmague levemente os grãos (isso ajuda a engrossar o caldo), junte o louro e o restante do feijão. Tempere com sal a gosto, baixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar mais um pouco, até o caldo engrossar.