Catarinense Pivetta é campeão da Gincana do Caminhoneiro 2017

28/11/2017 às 3:04 - Atualizado em 28/11/2017 às 3:04

O estradeiro Nelsi Pivetta, de Ibicaré, SC, foi o grande vencedor da temporada 2017 da Gincana do Caminhoneiro. Conquistou o título um dos mais experientes profissionais do volante, reconhecido por seus colegas. Em 2001, ele já havia faturado um caminhão. Agora, ele leva um Iveco Tector 0 km para casa.

 

Os vinte finalistas da Gincana do Caminhoneiro – temporada 2017passaram por quatro etapas – pré-classificação de 16 competidores, oitavas de final, quartas de final e semifinal – até o duelo final entre Nelsi Pivetta (de Ibicaré, SC) e Leonel Aguillar Faria (de Alvares Machado, SP). Em duas voltas alternadas de slalom, Leonel derrubou dois cones na primeira e um na segunda, enquanto Pivetta esbarrou em apenas um cone na primeira volta. Nessa situação, bastava ao Pivetta fazer a segunda volta com calma necessária, não derrubar cones e cravar um tempo menor que o de Leonel. Foi o que aconteceu. Venceu a “voz” da experiência, diante de 400 caminhoneiros em competição e de cerca de 1.500 espectadores.

Nelsi Pivetta, além do Iveco Tector 0 km, no valor aproximado de R$ 200 mil, ganhou também a revisão do caminhão de 40 mil km da Iveco Peças e um kit completo de som da Eaton.

Em todas as seis etapas da temporada 2017, o clima de expectativa e de nervosismo predominou em Cuiabá, Jacupiranga, Ponta Grossa, Linhares, Betim e Itajaí, mas nada parecido como na final, também no Posto SIM Santa Maria, às margens da BR-101, em Itajaí. Ansiedade e nervosismo estavam à flor da pele logo cedo neste domingo na reunião de briefing com os organizadores, patrocinadores e comissão de cronometragem. Depois na prova teórica obrigatória. Aos poucos, com o Hino Nacional e orações, os finalistas passaram a extravasar emoção e adrenalina, diga-se, muita.

Na fase pré-classificatória, os caminhoneiros Airton Borges, Fabiano Baggio, Edison Junior e Luís Carlos dos Santos foram eliminados. Os dezesseis classificados, então, passaram a fazer as oitavas de final, as quartas de final, semifinal e final, com a vitória incontestável de Nelsi Pivetta.

Etapas da Gincana do Caminhoneiro 2017
Cuiabá/MT – Posto Aldo – 25 a 27 de agosto
São Paulo/SP – Jacupiranga – Posto 4 Irmãos – 22 a 24 de setembro
Ponta Grossa/PR – Posto Torre Alta Locatelli – 6 a 8 de outubro
Linhares/ES – Posto Dadinho/27 a 29 de outubro
Minas Gerais – Betim/MG – Posto PTB – 10 a 12 de novembro
Itajaí/SC – Posto Santa Rosa – 23 a 25 de novembro