Curso de direção defensiva ajuda na Segurança no Transporte de Carga

30/06/2016 às 7:07 - Atualizado em 23/08/2016 às 11:40

Curso de direção defensiva ajuda na segurança no transporte de carga

Além de ser uma medida de prevenção, o curso de direção defensiva alerta o motorista sobre a legislação vigente

Cada modelo de caminhão está apto a carregar certo tipo de carga e, claro, cada produto que será transportado deve ter cuidados específicos quando está em trânsito. Para que o caminhoneiro, o veículo e toda a carga chegue ao destino em segurança e de forma legal, nada melhor do que um curso de direção defensiva para estar ciente das melhores práticas na rodovia.

Para mostrar como o curso pode ajudar, vamos falar um pouco sobre as especificações de carga e de caminhões. 

Quais são os principais tipos de carga?

Carga Geral

São cargas que precisam de uma embalagem específica. Elas podem ser classificadas como:

  • Soltas – Caixas de papelão, ou madeira, fardos, tambores, etc.
  • Unitizadas – Materiais embalados, ou não, que são acomodados de tal forma que se faz uma unidade, pronta para ser movimentada e armazenada por meios mecânicos.

Carga a Granel

Consiste na carga seca, ou líquida, que é embarcada e transportada sem marca de identificação, contagem de unidades e acondicionamento. Um exemplo é o petróleo.

Carga Frigorificada

Toda carga que precisa ser refrigerada, ou congelada, para o transporte.

Neo Granel

Veículos são um exemplo de cargas neo granel, pois são transportados em lotes, não precisam de acondicionamento e permitem um único embarque.

Transporte de produtos perigosos

Esse é um tópico que merece bastante atenção, pois o carregamento de produtos perigosos precisa estar de acordo com as recomendações das Nações Unidas, que se baseia no tipo de risco que é apresentado. Substâncias venenosas, líquidos inflamáveis e explosivos são alguns dos exemplos desses produtos.

O Independentemente da carga que se transporta, um curso de direção defensiva é muito bem-vindo, pois trará noções sobre a legislação do trânsito de forma mais detalhada e atualizada, além de instruir os participantes quanto à conduta adequada no transporte para evitar acidentes.

Para cada carga, um tipo de caminhão

Como se sabe, as cargas descritas acima devem ser embarcadas em compartimentos adequados a cada necessidade. É válido ressaltar quais são os principais modelos de caminhões.

Caminhão monobloco – Transporta até 23 toneladas

Carreta – Pode carregar cargas secas e líquida, maquinários e veículos, dependendo do tipo do semirreboque (unidade de tração de carga).

Porta-contêiner – Como o nome sugere, é destinado ao transporte de contêiner.

Bitrens – Veículos articulados que possuem dois semirreboques e tem capacidade para até 40 toneladas.

Treminhões – Veículos articulados que podem carregar até 50 toneladas.

E mais uma vez o curso de direção defensiva pode ser recomendado, pois é preciso muita cautela e habilidade para conduzir veículos de porte grande, principalmente os articulados, cujo peso é maior.

Onde fazer um curso de direção defensiva?

Os Centros de Formação de Condutores oferecem o curso, mas é válido também buscar informações no Detran de seu estado, pois algumas unidades disponibilizam cartilhas e até mesmo o próprio curso de direção defensiva, como é o caso do Detran do Rio de Janeiro.

É claro que a prática diária nas estradas já traz muito aprendizado. Porém, é sempre válido relembrar quais atitudes são esperadas de um condutor precavido e também verificar as atualizações na legislação, para não ser pego de surpresa.

Quer falar mais sobre a importância do curso de direção defensiva? Deixe um comentário logo abaixo. 

Referências Bibliográficas

Natureza de carga. Fiesp

5 dicas para transporte de produtos perigosos. Site Canal Volvista

Cartilha do caminhoneiro. Site Coopadubo

Baixe grátis o infográfico Guia de segurança nas estradas:


Call-to-Action