28ª Feira do Caminhoneiro : SHOW DO PÚBLICO

03/10/2017 às 2:36 - Atualizado em 05/10/2017 às 2:05

Ele foi o protagonista da 28ª Feira do Caminhoneiro que reuniu, entre os dias 28 e 30 de julho, um público total de 24 mil pessoas e alcançou 1,5 milhão de impactos nas redes sociais

O reconhecimento da Feira do Caminhoneiro, realizada pela revista Caminhoneiro, que acontece anualmente, na Área de Exposições Sakamoto II, na rodovia Presidente Dutra, km 210,5, em Guarulhos (SP), foi marcado pela presença maciça de um público que busca informações, cuidar da sua saúde e ao mesmo tempo desfrutar de lazer.

Os personagens Marcelo e Geraldo, do Programa Na Mão Certa, bateram um papo com caminhoneiros e familiares. Os dois realizaram uma intervenção ao vivo sobre o tema “Somos todos agentes de proteção” falando da importância de todos enfrentarem a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes trazendo orientações de como agir em casos de suspeita ou confirmação desta grave violação de direitos humanos. A presença da dupla também foi uma homenagem à revista Caminhoneiro que é parceira do Programa Na Mão Certa há mais de 10 anos.

Tudo isso foi possível graças a uma organização impecável e de expositores que reuniram o que há de mais moderno no setor de transporte rodoviário. Vamos viajar nesse evento.

 

Então, aperte o cinto que o show começou e confira alguns momentos:

 

FORD

A empresa participou com atrações, jogos, palestras, vídeos interativos e no test drive com os modelos C-2429 e C-1933. Dentro da Feira, os visitantes puderam ver no estande da Ford dois modelos em exposição – o Cargo 2429 Torqshift e o Cargo 1119, além de várias atrações.

No Cargo 2429 o acesso aos itens de manutenção é facilitado pelo capô amplo e leve, que dispensa o basculamento da cabine. O para-choque dianteiro é composto por três partes e oferece um custo menor em caso de substituição. Os faróis com máscara protetora facilitam a troca de lâmpadas.

O diagnóstico do motor é de alta precisão devido a um visor digital no painel de instrumentos que informa os códigos de falha. A caixa de fusíveis é localizada no painel do lado do passageiro, oferecendo fácil acesso. A limpeza do para-brisa é facilitada por duas alças sob o vidro e pelo apoio para o pé no para-choque.

O basculamento da cabine é feito por um avançado sistema hidráulico, que exige menor esforço e oferece um ângulo de abertura maior para acesso ao motor. A nova coluna de direção, com sistema lube-for-life, dispensa a lubrificação por graxeiras.

Já o C-1933 Tractor Torqshift é uma ótima opção para o consumidor, proporcionando maior economia de combustível e mais conforto para quem dirige.

Segundo a Ford Caminhões, o câmbio automatizado faz com que o caminhão consiga um melhor desempenho em subidas e inclinações, uma economia de combustível de até 6% em comparação ao veículo com câmbio manual, aumento da vida útil da embreagem em quatro vezes, maior conforto para o dia a dia na estrada e na cidade, trocas de marchas suaves e mais inteligentes e um computador de bordo para controle de todas as informações do caminhão.

Além de todos esses benefícios, o C-1933 Tractor Torqshift oferece três equipamentos essenciais que facilitam muito a vida do motorista: Assistência de partida em rampa (HLA), função Low e função Kickdown.

IVECO

A empresa demonstrou a potência e o conforto do Hi-Way para os visitantes do evento, que tiveram a oportunidade de testar o modelo. A montadora, que comemora 20 anos no Brasil em 2017, também levou sua carreta-estande e promoveu ações especiais, como cortes de cabelo em uma barbearia montada no espaço da Feira.

O Hi-Way é o mais completo de série da categoria e proporciona direção segura, confortável e econômica, além de apresentar três faixas de potência, 440cv, 480cv e 560cv, com baixo custo operacional e alta produtividade.

“Vamos proporcionar ao motorista a alta qualidade do Hi-Way e, de quebra, ele ainda vai para a casa com o visual renovado”, afirma Ricardo Barion, diretor de Marketing da Iveco para América Latina. Possuir carteira de habilitação categoria E foi pré-requisito para realizar o teste com o caminhão.

Segundo Regina Barbosa, gerente de Marketing de Peças da CNH Industrial Parts & Service, durante a Feira o setor de Peças da Iveco destacou as ações de marketing, como as Revisões com Preço Fixo e a nova linha de peças Nexpro. “Até o fim do ano as revisões indicadas nos manuais dos veículos Daily, Tector e Stralis terão preço fixo”, explica Regina Barbosa. O setor de peças da Iveco calcula que os valores estão em média 15% abaixo do praticado no mercado. É uma iniciativa que garante aos clientes o conhecimento prévio dos valores das revisões em seu veículo. A estratégia de mercado consiste em oferecer aos motoristas uma tabela de preços para as revisões que devem ser executadas entre 10 e 240 mil km. O preço das revisões contemplam as peças, a mão de obra e lubrificantes a serem utilizados.

Já a nova linha de peças Nexpro foi lançada no início do ano e tem como objetivo manter a marca presente durante todo o ciclo de vida do caminhão, não só na garantia, como também, no pós-garantia. A linha Nexpro nasceu com itens de prevenção, manutenção e desgaste, para garantir qualidade, economia e performance para todos os equipamentos fora de garantia da Iveco.

Para Regina Barbosa “nesse momento nós interagimos e mostramos o que a Iveco tem a oferecer em termos de soluções que facilitem a vida do caminhoneiro”.

MAN

A empresa levou seus caminhões mostrando a alta produtividade com baixo custo operacional, somada ao conforto diferenciado. Essas qualidades estão entre os principais atributos dos caminhões Volkswagen e MAN em evidência no evento.

O protagonista da vez, no test drive, foi o Constellation 25.420, um dos mais vendidos de sua categoria graças às vantagens que oferece. Potência de 420cv e torque máximo de 1.850 se aliam aos ganhos com a transmissão automatizada para entregar o desempenho ideal no transporte rodoviário com cavalos-mecânicos em composições de até 53 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC).

Para receber seus visitantes, a MAN Latin America preparou um espaço especial: uma carreta-estande montada sobre um MAN TGX 28.440, extrapesado dotado de alta tecnologia para conferir 440cv a aplicações que tracionem até 70 toneladas.

Com um portfólio completo de soluções para o transporte, a MAN Latin America atendeu seu público com consultores de vendas e pós-vendas para esclarecer as melhores ofertas do mercado e ainda orientar sobre manutenção e direção econômica. O apresentador Ezio Rufino Moreira comandou o famoso bingo, sendo um sucesso absoluto.

MERCEDES-BENZ

A empresa reservou diversas atrações para os profissionais do volante. A grande novidade foi o lançamento do projeto “Piloto de Fogão”, ação itinerante que fez sua estreia neste evento. Durante o Feira, a Mercedes-Benz realizou também a 2ª etapa do projeto “Música na Estrada – Talentos do Trecho”, lançado recentemente. Além disso, a variada programação de atividades incluiu testes com Actros e Atego, exposição de caminhões top de linha e demonstração de peças e serviços.

Atrelados a carretas, os cavalos-mecânicos Actros 2651 6×4 Megaspace e Actros 2646 6×4 Leito Teto Alto estiveram à disposição para test drive, em circuito fechado, durante os três dias do evento. Os participantes também puderam fazer test drive com o Atego 2430 6×2 Leito Teto Alto. Num dos estandes da marca puderam conferir a exposição de dois Actros 2651 6×4: um modelo na versão Leito Teto Alto e outro com cabina Megaspace e pintura especial em homenagem à Mercedes-Benz AMG Petronas, equipe tricampeã da Fórmula 1. Num ônibus estande, estiveram em exposição as peças e serviços do amplo portfólio da marca, como três linhas de peças (Genuínas, Alliance e Renov), planos de manutenção e lubrificantes da própria marca, entre outros. Na carreta-estande, os clientes e visitantes foram recebidos e atendidos por equipes dos concessionários Besser, Comercial De Nigris e Rodobens Guarulhos.

Durante o evento, foi evidenciada ainda a parceria da marca com o TruckPad, aplicativo que conecta diretamente o caminhoneiro com o frete disponível para entrega ou retirada. Essa ferramenta permite que a Mercedes-Benz se comunique com os motoristas de forma online, reforçando ainda mais o relacionamento com os caminhoneiros e criando oportunidades para a divulgação de produtos, serviços, eventos e outras iniciativas. O estande ficou lotado com a apresentação da cantora Sula Miranda.

Experiência de culinária

A ação “Piloto de Fogão” é um projeto itinerante voltado a caminhoneiros autônomos e a motoristas de empresas de transporte rodoviário e urbano. Numa carreta estande, foi montada a estrutura de uma cozinha onde foram oferecidas experiências culinárias com um renomado chef. Isso envolve o conceito de alimentação saudável, dicas de culinária e um concurso no qual os caminhoneiros preparam um prato escolhido para cada parada. Serão seis etapas em 2017, em postos de combustível, com a presença de concessionários e test drive com caminhões Actros.

Essa iniciativa visa estreitar o relacionamento da Mercedes-Benz com os motoristas por meio de uma rica experiência culinária, remetendo à conversa de cozinha, com momentos de aproximação e entretenimento.

A cada etapa, serão realizadas duas palestras de conscientização sobre orientação alimentar. Nos intervalos, o chef de cozinha promoverá dinâmicas de preparo de alimentos. Haverá interação entre os grupos de caminhoneiros, com distribuição de prêmios aos pratos de maior destaque. Paralelamente, será realizado o test drive, propiciando a experiência de pilotar um caminhão Mercedes-Benz.

BR Petrobras

A Petrobras Distribuidora aproveitou sua presença na Feira do Caminhoneiro para apresentar alguns destaques do seu portfólio de produtos e serviços voltados para o segmento  rodoviário  diesel. No estande da BR, os motoristas puderam  conhecer  a  Linha  Lubrax,  “top  of mind” e líder no mercado brasileiro; e o cartão CTF-BR, indicado para o controle de pequenas frotas de veículos a diesel e gasolina, além de ter mais informações sobre a  rede Siga Bem, com postos em todo o País. Promotores faziam na hora o cadastro no programa de fidelidade Petrobras Premmia. E um laboratório móvel do programa De Olho no Combustível  reforçou o compromisso da Petrobras Distribuidora com a qualidade dos combustíveis comercializados na revenda com sua bandeira.

CCR NovaDutra

Ela promoveu o programa Estrada para a Saúde que vem sendo desenvolvido há anos pelas rodovias sob sua administração. Uma equipe formada por profissionais da área da Saúde fez exames clínicos gratuitos nos caminhoneiros, além de transmitirem orientações para melhorar o dia a dia do profissional do volante. Durante os três dias da Feira, os caminhoneiros aproveitaram para fazer uma avaliação do grau de risco cardiológico, verificando pressão arterial, peso, altura, circunferência abdominal e testes de glicemia e colesterol total. As atendentes também cadastraram os caminhoneiros e realizaram uma rápida pesquisa sobre hábitos sociais. Todos esses dados foram armazenados e anotados em uma carteira com os resultados para possibilitar o acompanhamento do bem-estar de cada caminhoneiro.

Escola Pública de Trânsito

O momento foi ideal para conscientizar os visitantes. Segundo Weber Alexandre Guedes Carlini, gerente da Cidade Mirim E.P.T., Prefeitura de Guarulhos, fizemos entregas de folhetos educativos, palestras com orientação e prevenção de possíveis acidentes. Não se deve usar o celular quando estiver dirigindo. É muito importância também usar o cinto de segurança no banco traseiro. No estande foram distribuídos bafômetros descartáveis e lixeiras de carro.

Faculdade Souza Lima

Esteve presente com o propósito de despertar o lado musical das crianças. Para isso contou com a figura do herói Batman para atrair a atenção dos pequeninos. Na sequência, eles entravam em contato com instrumentos musicais.

Segundo o professor Antonio Mário da Silva Cunha, presidente da Souza Lima, nós escolhemos para trazer o violão que é um instrumento de fácil aceitação e de ser encontrado. Depois a criança entrou também em contato com o teclado, como estimulo musical. O Souza Lima Ensino de Música possui a missão de proporcionar serviços na área musical, superando as expectativas dos alunos, alicerçados na competência, tecnologia, humanização e valorização do ensino de música. Para tanto, possui curso livre – popular e erudito, curso técnico (reconhecido pelo MEC), Souza Lima Kids (voltado para crianças), Curso Dinâmico de Áudio com níveis básico, médio e avançado e a Faculdade Souza Lima. Entre os inúmeros destaques de ações está a Souza Lima Ação Social.  “Lecionamos com alunos bolsistas da nossa faculdade,  aulas para crianças carentes dentro do Projeto Integração com aulas de instrumentos , coral e percussão, gratuitamente e conseguimos instrumentos através de doação do Souza Lima e de amigos da área musical”, diz Cunha.

PRF

Em frente ao estande tinha uma exposição de uma moto que cativou os visitantes, independente de idade e sexo. Todos queriam tirar fotos em cima dela. O interesse foi grande para assistir palestras e ver os vídeos dinâmicos, de curta duração, sobre segurança e como evitar acidentes de trânsito. Dicas de pontos de rodovias mais perigosos, com maior índice de assaltos, também foram reveladas.

Recreação Infantil

O ambiente estava muito feliz com tantas crianças lindas desenhando, colorindo, pintando, brincando, assistindo filmes e interagindo com os monitores. Para deixar o clima ainda mais festivo não faltaram as comidas que a criançada adora, como pipoca, cachorro quente e algodão doce. Nesse espaço foram recepcionadas, durante os três dias de evento, com o maior carinho, mais de 500 crianças. Esse espaço contou com o patrocínio da Cummins.

Resfriar

A empresa Resfriar Climatizadores marcou sua presença na Feira do Caminhoneiro, trazendo a carreta itinerante, na qual ofereceu produtos de vestuário da linha Heróis da Estrada/Resfriar Collection. Além disso, apresentou a sua tradicional linha de geladeiras portáteis.

SHELL

Na estrada com Você da Shell Rimula marcou presença no evento. Tudo para promover o bem-estar e uma melhor qualidade de vida aos caminhoneiros. A ação também tem o objetivo de estreitar o relacionamento da marca junto a consumidores e revendedores de todo o Brasil. A unidade é um caminhão baú especial VW Constellation 24.280 transformado em consultório itinerante autossuficiente para avaliações de saúde. Dotada de salas reservadas para atendimentos de enfermeiros, houve avaliações de pressão arterial, exame de constatação de taxa glicêmica e cálculos de índices saudáveis de nutrição, uma vez que foram realizados testes de bioimpedância para descobrir, dentre outras coisas, o estado geral da saúde dos profissionais, que por sua vez, receberam informações da equipe e informativos de saúde alertando sobre a obesidade, a alimentação saudável e os males causados pela hipertensão arterial e diabetes.

A unidade conta ainda com um espaço exclusivo de barbearia para cortes de cabelo gratuitos. Ocorreu também uma programação de variedades descontraídas, pois esteve disponíveis áreas de descanso e espera cobertas, internet wi-fi grátis, simuladores de jogos de leitura corporal para entretenimento e interação com atividades físicas, além de orientações sobre alimentação saudável, postura correta ao dirigir e exemplos de exercícios de alongamento para combater a fadiga e o estresse.

Visa Cargo

O visitante que comprou, na praça de alimentação da Feira, com o cartão Visa Cargo ganhou gratuitamente um refrigerante. O Visa Cargo é pioneiro no mercado de gerenciamento de fretes e vale pedágio obrigatório. Transportadores e embarcadores podem pagar os valores de frete e pedágio em um único cartão. O caminhoneiro pode solicitar um cartão adicional para a sua família sem custo. O cartão pode ser utilizado sem tarifas para compras em toda a rede credenciada a aceitar Visa.