Educação para o Trânsito – Ensino Fundamental

24/09/2018 às 10:28 - Atualizado em 28/09/2018 às 9:26

O Programa Educa é um programa de educação para o trânsito desenvolvido em conjunto pelo Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN e pelo Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV, com o objetivo de incluir na organização curricular das escolas brasileiras do ensino fundamental, de acordo com as disciplinas e áreas de conhecimento, a abordagem de temas relacionados à mobilidade humana, com especial destaque à educação para o trânsito.

Diante da importância social da educação para o trânsito, ao inserir o tema na grade curricular, pretende-se influenciar todos os ambientes nos quais os alunos estão inclusos, desde a escola até a comunidade em que vivem, promovendo a conscientização da sociedade como um todo.

Partindo desse pressuposto, o Programa Educa, aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, disponibiliza materiais didáticos, para alunos e professores, a fim de dar direção e suporte ao conteúdo que será ministrado em sala de aula.

A orientação pedagógica se dá de forma transversal, de acordo com as áreas de conhecimento de Ciências Humanas e suas tecnologias (Geografia e História), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Ciências Naturais e Biologia), Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Artes, Educação Física) e Matemática e suas Tecnologias, tudo de acordo com o que preconizam o Conselho Nacional de Educação e o Ministério da Educação.

Os materiais são direcionados ao Ensino Fundamental I e II e suas atividades são apresentadas a cada ano de escolaridade, com carga horária adequada, sendo nove temas por ano, abordando, além do trânsito, outros temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania.

Ao educar crianças e jovens, o propósito do programa busca construir uma sociedade democrática e responsável que entenda com clareza a importância do meio no qual vive, promovendo assim a sociabilidade que a Mobilidade Humana propõe.

Os conteúdos estão disponíveis gratuitamente e podem ser utilizados por todas as escolas brasileiras.

Baixe os livros, promova a educação para o trânsito na sua escola e contribua para a nobre missão de Salvar Vidas através de um Trânsito Seguro!

 

Caso seja de interesse a impressão deste conteúdo em melhor qualidade, deve-se entrar em contato com o Observatório Nacional de Segurança Viária, pelo e-mail onsv@onsv.org.br ou telefone nº (19) 3801-4500

 

Fonte: Detran