Entenda como o truckmodelismo está crescendo cada vez mais

30/11/2018 às 4:26 - Atualizado em 10/12/2018 às 8:29

Há quem diga que veículo em miniatura é algo do passado e que atualmente não é muito comum. Mas o truckmodelismo mostra que esse é um mercado que cresce cada vez mais e atrai o interesse dos amantes do transporte.

Mas o que seria isso? O truckmodelismo é a prática de construir, montar e colecionar caminhões em miniatura. Esse hábito “de pai para filho” se tornou tão popular que já possui até feiras e encontros no Brasil inteiro para que os colecionadores possam expor seus modelos.

Vamos apresentar um pouco desse mundo tão fascinante para os amantes de caminhões, explicar como essa modalidade está se tornando cada vez mais comum, revelar quanto custa esse hobby e outras curiosidades. Confira abaixo!

Primeiramente: não são brinquedos!

Com o sucesso dessas réplicas, cada vez mais pessoas estão se tornando adeptas a essas miniaturas. Porém, os praticantes do truckmodelismo afirmam que esse meio não deve ser enxergado como uma simples brincadeira.

Os mini caminhões possuem características que os distanciam de meros “carrinhos” comprados em lojas de brinquedos infantis: desde o modo como eles são confeccionados e produzidos até a dedicação dos fãs de transporte que são adeptos da prática.

Além disso, os caminhões geralmente são controlados por controle remoto e possuem um grau elevadíssimo de realidade. Para você ter ideia da perfeição de algumas dessas peças, os veículos possuem até mesmo faróis e uma buzina que pode ser acionada pelo controlador.

Tudo isso faz com que exista até mesmo uma competitividade entre os praticantes sobre qual modelo é o melhor. Alguns deles produzem seus caminhões do zero, montando desde os pneus até a carreta e todos os pequenos detalhes.

O sucesso dessas réplicas de caminhões

O sucesso desse mercado se deve ao amor de caminhoneiros e colecionadores por esse mundo do transporte. Desde VUC’s ou carretas até outros tipos de caminhões são retratados por esse verdadeiro esporte.

E nós não pudemos ficar fora dessa! Já recebemos uma visita a nossa editora dessas verdadeiras máquinas. O realismo realmente impressiona e é um dos motivos que fazem muitas pessoas se aproximarem desse hobby.

A internet também revela o tamanho de tudo isso. Ao procurar na rede, é possível encontrar centenas de vídeos em que muitos usuários demonstram suas experiências com esses caminhões de controle remoto profissional. Existem até mesmo pistas em tamanho reduzido para a prática do truckmodelismo, quase que verdadeiras cidades em miniatura com o objetivo de aproximar essa “modalidade” do real.

Preço desses caminhões

As réplicas de caminhões são extremamente detalhadas, desde a tinta utilizada até o sistema eletrônico embutido, que em alguns casos pode até mesmo simular o ruído natural do motor de um desses veículos.

Por esse motivo, esses caminhões possuem preços variáveis, que podem ir desde mil reais para modelos mais simples até oito mil para os mais completos. Muitos praticantes do truckmodelismo sugerem que o ideal é começar com os mais que possuem menos detalhes e com o tempo adquirir os mais caros e realistas.

Quer conhecer mais sobre esses caminhões em miniatura?

Se você deseja entrar nessa onda e adquirir um caminhão desse tipo, vale a pena visitar encontros e feiras em sua cidade. Esse é o melhor jeito de conhecer os produtos e outros aficionados por esse hobby que está cada vez ganhando mais adeptos no Brasil.

O truckmodelismo está fazendo o mundo dos caminhões se tornar cada vez mais popular e conhecido, o que é extremamente positivo. Muitas pessoas estão se surpreendendo com a complexidade dessas máquinas e desejam ter uma, nem se seja apenas uma miniatura. Realmente, muito legal!