FENATRAN 2017: Confira as novidades que a Ford trouxe para a maior feira de caminhões do Brasil 

07/11/2017 às 10:26 - Atualizado em 14/11/2017 às 8:27

Em um cenário de crise, a regra é inovar. E quem acompanha o mercado de caminhões do Brasil pode ver muitas novidades na FENATRAN 2017, evento que aconteceu no último mês, do dia 16 ao dia 20 de outubro.

Entre as maiores tendências e tecnologias apresentadas na feira, um dos principais destaques foram os lançamentos da Ford. 

60 anos depois de fabricar seu primeiro caminhão no Brasil, a presença da empresa na FENATRAN veio cheia de novidades tecnológicas. E teve de tudo um pouco: desde um modelo de caminhão que conta com sensores modernos, até um boné inteligente que funciona de modo integrado ao sistema do caminhão! 

Confira todos os lançamentos da marca: 

Cargo Connect 

A principal novidade da Ford na FENATRAN foi a apresentação do novo veículo Cargo Connect, desenvolvido no Brasil. O modelo é ideal para motoristas que buscam soluções voltadas à produtividade conectividade. Os caminhoneiros podem encontrar funções como: 

  • gerenciamento inteligente de carga 
  • sistema de leitura de placas de trânsito 
  • ajuste automático de torque e potência 
  • sistema de diagnóstico preventivo 
  • aplicativo que mede o desempenho do motorista 
  • central multimídia no painel, com tela de 7 polegadas 

Outros recursos avançados auxiliam na segurança. O modelo tem sistema autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, alerta assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de fadiga e monitoramento de 360° do caminhão com câmeras diretamente conectadas a uma central de operações.  

De acordo com o diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul, João Pimentel, o modelo foi desenvolvido para atender o segmento de caminhões leves e médios, comuns entre caminhoneiros autônomos e pequenos frotistas 

Cargo Connect é uma boa escolha para essa categoria, que enfrenta desafios nas estradas diariamente. Segundo uma pesquisa realizada em 2016 pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mais de 60% desses profissionais consideram a profissão perigosa. O novo modelo tem inovações que ajudam no dia a dia, em atividades como carregamento, rodagem em trecho urbano, viagem rodoviária, parada de descanso, descarregamento e manutenção.  

Torqshift 

A tecnologia Torqshift, de transmissão automatizada, foi um dos destaques da marca na FENATRAN. O equipamento da Ford traz recursos que permitem ganhos de eficiência, economia, segurança e conforto na operação, como: 

  • trocas manuais 
  • modos Economia e Performance 
  • função Low, que auxilia em descidas 
  • piloto automático inteligente 
  • assistente de partida em rampa 
  • indicador de marcha no painel 

Segundo o gerente de Vendas Corporativas e Governo da Ford Caminhões, Ricardo Paradeda, a transmissão Torqshift é uma tendência de mercado que só deve crescer. “A tecnologia já responde por 46% das vendas dos nossos modelos de 17 e 24 toneladas. Pelo ajuste perfeito do motor e câmbio, a linha Cargo Torqshift é hoje o nome mais forte nesse segmento”.  

Não é à toa que o Cargo 1723 Torqshift Kolector, caminhão vocacional que funciona como coletor e compactador de resíduos, foi o modelo da Ford mais vendido na FENATRAN. Foram mais de 100 unidades comercializadas. 

O protótipo do modelo Cargo 1723 Torqshift para transporte de gás foi apresentado no evento e atraiu a atenção dos principais clientes do segmento. O modelo permite uma fácil implementação do tanque pelo sistema plug and play e tem maior valor de revenda do veículo, por não exigir adaptações no chassi. 

Boné Alerta 

Boné Alerta

Um dos destaques mais interessantes da Ford foi a apresentação do protótipo do Boné Alerta, um item que à primeira vista parece um boné comum, mas que na verdade tem sensores modernos que auxiliam o caminhoneiro no dia a dia. 

O Boné Alerta vem equipado com uma tecnologia capaz de identificar os movimentos de cabeça do motorista. Tudo isso pode ajudar o caminhoneiro nos momentos de sonolência durante a direção.  

O presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters, explicou que o protótipo reforça o compromisso de trazer inovação para a vida do motorista, já que a empresa é a primeira montadora a pensar em um wearable (tecnologia de vestir). “Reforçamos nosso compromisso de trazer tecnologias capazes de facilitar a vida do motorista e o foco na segurança como prioridade nos nossos investimentos”. 

A novidade ainda não tem previsão de lançamento, mas se mostra uma boa ideia para evitar acidentes. O cenário do caminhoneiro no Brasil pede por soluções como essa, visto 45% dos motoristas já receberam a oferta de algum tipo de droga ou substância ilícita e 11% já se envolveram em pelo menos um acidente nos últimos dois anos, de acordo com dados da CNT. 

Bons resultados na FENATRAN 

Diante de tantos lançamentos, a marca registrou bons resultados na FENATRAN. Foram 800 caminhões negociados nos cinco dias de evento, em todos os estados brasileiros e países latino-americanos como Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Porto Rico

Quem passou pelo estande da Ford viu a linha completa de veículos e também condições especiais de venda, como a disponibilidade de crédito com taxas competitivas, oferecida pela Ford Credit. 

Veja a galeria de fotos completa da feira FENATRAN 2017:

Confira a evolução dos caminhões da Ford

infográfico linha do tempo de lançamentos da Ford