Firme na trajetória

28/06/2016 às 6:31 - Atualizado em 28/06/2016 às 6:32

João Pimentel

João Pimentel, diretor de Operações de Caminhões na Ford América do Sul, fala do atual momento do segmento e que a empresa aposta no Brasil.

Revista Caminhoneiro – Qual a sua trajetória profissional?

João Pimentel – Estou na Ford há 35 anos, passando pelas áreas de Engenharia, Manufatura e, recentemente, Compras. Nesse período participei do projeto da instalação da fábrica em Camaçari, do lançamento da Linha Cargo e acompanhei de perto o processo de globalização de produtos da montadora. Desde abril deste ano aceitei o desafio de liderar as operações de Caminhões na Ford América do Sul.

Caminhoneiro – Como o senhor vê o atual momento do mercado de caminhões?

Pimentel – O que ocorreu esse ano é muito incomum, uma redução na indústria de 50%. Estamos há um ano trabalhando com produção reduzida, no entanto, os estoques seguem altos e a indústria de caminhões (montadoras e distribuidoras) já está operando com margens negativas há muito tempo. Mesmo com este cenário, vamos manter nosso plano de investimentos em produtos e serviços, buscando cada vez mais atender e antecipar o que o cliente necessita. Além disso, continuamos o trabalho com nossa rede de distribuidores para garantir que eles atravessem esse momento com operações saudáveis e sem reduzir a qualidade no atendimento ao cliente.

Caminhoneiro – Qual é a expectativa para o próximo ano?

Pimentel – Trabalhamos hoje com uma previsão que 2016 vai ser igual a 2015 nas vendas. O que espero é ter uma produção mais estável, uma vez que fizemos ajustes necessários na cadeia produtiva.

Caminhoneiro – Como estão as vendas da Ford no segmento de caminhões até o momento?

Pimentel – Se por um lado, o ano foi ruim pela queda de mercado, estamos muito contentes com nosso desempenho, pois aumentamos nossa participação para 18,4%. Neste cenário de redução da indústria, o ganhador  vai ser o que perdeu menos, porque foi mais ágil em fazer ajustes. Estamos fortalecidos com os lançamentos do C-1119 e da Série F, que com o C-816 construíram a liderança de mercado nos segmentos de caminhões leves e semileves. Temos uma rede de distribuidores muito forte e um relacionamento muito transparente com as equipes.

Caminhoneiro – Quais são as principais novidades da nova linha de caminhões 2016?

Pimentel – Posso adiantar que teremos sim, novidades para 2016, para atender as principais demandas dos nossos clientes. Essas novidades serão anunciadas posteriormente.

Caminhoneiro – Qual é a rede de concessionária Ford Caminhões?

Pimentel – A rede de Distribuidores da Ford Caminhões é uma das grandes fortalezas da marca. Temos uma cobertura bastante ampla, com mais de 130 pontos em todo o Brasil, e que tem crescido constantemente na qualidade e agilidade dos serviços. Temos diversos programas para manter a Rede de Distribuidores treinada e fortalecida, buscando continuamente o aprimoramento da experiência que se tem na oficina e o atendimento para qualquer necessidade do consumidor.

Caminhoneiro – Quais os principais atributos dos serviços de Pós-venda da Ford Caminhões? Tem alguma novidade na área de serviços?

Pimentel – A área de serviços sem dúvida nenhuma é um dos principais fundamentos do negócio de Caminhões, e temos evoluído muito nesse território. Recentemente lançamos nossa Campanha de Serviços onde exploramos muito nossos principais produtos: o Ford Service, Fordtrac, Disk Ford e SOS Ford. Com eles, temos um pacote completo que visa à proteção e cuidado com o caminhão e negócio dos nossos consumidores. O Ford Service é o contrato de manutenção que visa à economia e previsibilidade nos custos com revisões, onde o cliente pode ser atendido em qualquer distribuidor no Brasil. O Fordtrac é o melhor sistema de telemetria e monitoramento do mercado, que atua na melhoria da segurança e gerenciamento da frota. O Disk Ford é uma central de atendimento 24 horas que auxilia o cliente sempre que surgir uma dúvida e o SOS Ford está preparado para atendê-lo numa eventual falha. Além disso, temos programas de aprimoramento da rotina dos distribuidores para reduzir ao máximo o tempo que o veículo fica na oficina.

Caminhoneiro – Este ano, quais são as medidas que a Ford vem adotando para manter a sua participação no mercado de caminhões?

Pimentel – Estamos trabalhando constantemente em Produtos, Serviços e Relacionamento. Buscamos novas ferramentas e o treinamento contínuo das nossas equipes para atender os clientes, não apenas no momento da compra do caminhão, mas em toda sua jornada com o produto. Mesmo em um momento tão desafiador do mercado, estamos mantendo todos os nossos investimentos para garantir que a experiência do consumidor com nossa marca seja cada vez melhor!

Caminhoneiro – Na América do Sul, quais os mercados mais promissores?

Pimentel – A América do Sul, principalmente o Brasil, é uma região estratégica para Ford nos seus planos de globalização. Os caminhões sempre foram e continuarão a ser um dos pilares fortes para a América do Sul, onde contamos com operações também na Argentina, Chile e Venezuela. Nossa estratégia é crescer globalmente em caminhões pesados, tanto na Europa como na Ásia. Estamos trabalhando com nossos parceiros globais para termos escalas que possam garantir nossos investimentos no segmento. Para países que já exportamos nossos produtos, como Argentina e Chile, estamos verificando como aumentar a exportação para estes locais, além de estudos para participarmos em outros mercados.

Caminhoneiro – Como está a aceitação dos extrapesados da Ford?

Pimentel – Esse foi o segmento mais atingido pela retração do mercado com queda acima de 60%. Nesse cenário fica mais difícil competir com as marcas estão nesse segmento há mais tempo. Mesmo com toda essa competitividade, a aceitação do nosso produto tem se mostrado muito boa e acreditamos no crescimento gradativo à medida que o mercado for se recuperando. Aprendemos rápido que o cliente neste segmento tem expectativas bem diferentes que estávamos acostumados, e estamos fazendo mudanças, inclusive em nossa estrutura para atendê-los.

Caminhoneiro – Quais são os atributos principais desses caminhões?

Pimentel – Além de contar com uma cabine bastante confortável e espaçosa, podemos destacar o ótimo consumo de combustível, que só é possível pelo trabalho de engenharia da Ford por meio do alinhamento perfeito no trem-de-força e o grande número de testes realizados no nosso campo de provas em Tatuí.

Caminhoneiro – Como a Ford se relaciona com os caminhoneiros?

Pimentel – Estamos presentes nas principais feiras e eventos regionais para manter esse contato direto com o caminhoneiro. É muito importante essa interação para estarmos atualizados sobre as principais necessidades da classe e, assim continuar buscando melhorias para atendê-los.

Caminhoneiro – Envie um recado para os nossos leitores.

Pimentel – Quero agradecer a confiança que os clientes têm depositado na nossa marca e reafirmar que independente do momento de dificuldade que todos nós estamos atravessando, continuamos trabalhando constantemente para fornecer a melhor experiência com nossos produtos. Estamos olhando de forma cada vez mais profunda a importância do serviço e do relacionamento, além de manter os investimentos nos nossos tão reconhecidos caminhões.

Fique por dentro de todas as novidades da Revista Caminhoneiro!