Formação de condutores

28/06/2016 às 10:29 - Atualizado em 28/06/2016 às 10:29

Aquele que busca se qualificar e uma melhoria constante na vida profissional terá mais chance de arrumar um bom trabalho. Veja alguns cursos de treinamento disponíveis promovidos pelo Sest Senat e pela Fabet.

Um motorista bem preparado na estrada é símbolo de segurança, prudência e responsabilidade. Isso se traduz em diminuição no índice de acidentes, maior desempenho do caminhão e mais rentabilidade no seu negócio. Então, procure frequentar treinamento e se reciclar para ser um profissional exemplar.

Para tal, existem várias opções de cursos de treinamento disponíveis nacionalmente, que são ótimas alternativas para quem deseja se atualizar e não perder serviço. Um dos locais que ministram esses cursos são o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), entidades civis, sem fins lucrativos, criadas em 14 de setembro de 1993, a partir de um processo de conscientização do setor e das entidades sindicais. A Confederação Nacional do Transporte (CNT) com o apoio legal, ficou responsável pela criação e administração superior do Sest Senat.

Segundo Nicole Goulart, diretora-Executiva Nacional do Sest Senat, o portfólio nacional de cursos presenciais do Sest Senat contempla uma ampla gama de treinamentos voltados para a formação e a capacitação de diferentes profissionais para o setor do Transporte, com um olhar no que há de inovador, atrativo e eficiente para a educação profissional.

Em 2015, foram realizadas 690.912 matrículas nos cursos presenciais oferecidos nas 149 unidades operacionais distribuídas pelo País. Os cursos mais procurados pelo público em questão, os caminhoneiros, foram de Condutores de Veículos de Transporte de Produtos Perigosos, Atualização para Condutores de Veículo de Transporte de Cargas de Produtos Perigosos, Condutores de Veículos de Transporte de Cargas Indivisíveis e Outras e Direção Preventiva (qualificação e reciclagem).

“Apenas nesses quatro cursos foram registradas mais de 168 mil matrículas em 2015”, diz Nicole Goulart. Os três primeiros cursos são os chamados Cursos Especializados, uma exigência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para motoristas que desejam atuar profissionalmente na condução de veículos. A participação neles é obrigatória e o conteúdo programático, os requisitos de acesso e a carga horária são definidos pelo referido órgão de trânsito em Resoluções Específicas (168/2004 e 285/2008). Nos cursos são abordados conteúdos relativos à legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros, meio ambiente e convívio social no trânsito, além de componentes específicos relativos à carga.

Nicole Goulart explica que os cursos são desenvolvidos para que os profissionais do transporte agreguem conhecimento sobre a profissão. “Entre as vantagens que podemos elencar, encontram-se uso eficiente de combustível, diminuição do índice de envolvimento em acidentes, melhoria dos serviços de transporte no Brasil sob a perspectiva de proteção e preservação do meio ambiente, melhoria no relacionamento interpessoal, diminuição do número de acidentes com produtos perigosos, utilização efetiva das tecnologias de bordo, técnicas de roteirização e gerenciamento de risco, entre outros”, explica Nicole.

Os cursos têm duração variável e a oferta depende do perfil do público e da demanda existente na localidade de atuação das 149 unidades operacionais do Sest Senat em funcionamento nas cinco regiões do País.

O aluno precisa obter média mínima de 75% de frequência para aprovação nos cursos, sendo que esse percentual pode chegar até 100% nos casos onde a legislação determine.

Capacitação

A Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet) é outra instituição especializada em treinamento e desenvolvimento humano para o setor transporte e áreas afins. Com uma história de sucesso de quase duas décadas de mercado e com uma estrutura física ímpar com salas de aula, refeitório, alojamentos, laboratórios de mecânica, pneus, informática, rastreamento, teatro e veículos para aulas práticas, atende o Brasil e países da América Latina, Central e África.

Segundo Maiara Peruzzo, coordenadora de Marketing – SP da Fundação, a Fabet possui cursos para formar o motorista que está iniciando na profissão e cursos de aperfeiçoamento para motoristas que já possuem uma larga experiência, tais como

Caminhão Escola Básico destinado a quem deseja uma formação como motorista de veículos pesados e semipesados, mas ainda não tem experiência na estrada. Com a profissionalização, o aluno enfrentará com competência os desafios do setor do transporte rodoviário. Depois de concluir as aulas teóricas, práticas de laboratórios e ciclo de manobras na Fabet, o aluno ainda exercitará a rotina da sua profissão em práticas com o caminhão nas rodovias, acompanhado por um dos instrutores da Fundação, com duração mínima de 15 dias. Outro curso é o Caminhão Escola Avançado para capacitação de motoristas experientes e com foco em mudança de comportamento, redução de custos operacionais, redução de acidentes e novas tecnologias. A grade do curso é composta por aulas teóricas e práticas.

“O aluno será capaz de exercer sua profissão com mais eficiência, responsabilidade, consciência, cuidado com meio ambiente e com a vida e isso se refletirá diretamente no desenvolvimento do trabalho, garantindo resultados qualitativos e quantitativos , contínuos e duradouros”, enfatiza Maiara Peruzzo. Após o curso recebem um certificado e carteirinha, indicado o mesmo como Gestor de Unidade Móvel. Para qualquer motorista que deseja construir uma vida profissional séria e carreira de sucesso, é preciso se desenvolver e acompanhar as evoluções de mercado.

Segundo Maiara Peruzzo, a Fabet oferta uma turma por mês e a procura é bastante significativa. “Como alunos formados nestes dois cursos foram mais de cinco mil. Com os outros cursos foram mais de 40 mil”, lembra.

Mais informações:

Sest Senat, os interessados devem procurar a unidade operacional mais próxima. A relação completa de unidades operacionais está disponível na página www.sestsenat.org.br.

Fabet entre em contato pelo e-mail marketingsp@fabet.com.br ou facebook fabetfilial.

Fique por dentro de todas as novidades da Revista Caminhoneiro!