Gerações futuras

14/06/2017 às 4:46 - Atualizado em 05/07/2017 às 3:15

O desejo de muitos caminhoneiros é de deixar um futuro melhor para seus filhos, com um planeta sem poluição, de águas limpas e com grande diversidade de plantas e animais.

Assim pensam muitos caminhoneiros, como João Batista Felix da Silva, Ricardo Serafim de Faria e Reinaldo José dos Santos.

João Batista está na estrada há 35 anos. “Sou contratado e trabalho na Help Transportes, especializada em máquinas industriais, no transporte pesado, e dirijo um MB 2726,” diz orgulhoso.

Ele definiu sustentabilidade com muita precisão: é um termo usado para falar sobre ações e atividades humanas para melhorar o mundo.

De fato, essas ações devem suprir as nossas necessidades, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

Dessa mesma forma pensa o seu colega de trabalho, Ricardo Serafim de Faria, casado com Silva e pai de dois filhos. Ele também está atento com o futuro das novas gerações. Ele, também, trabalha na Help Transportes e dirige um VW 31-280, percorrendo várias regiões do País. “Eu preservo as áreas verdes, a minha esposa faz a reciclagem do lixo em casa e evito o desperdício de água”, lembra apenas algumas ações.

A Transportes Help orienta muito bem sobre as práticas sustentáveis na atividade de transporte. “Eu descanso e respeito os limites do meu corpo, além disso, separo os resíduos dentro da boleia e descarto em locais adequados. Resíduos jogados na rodovia podem causar acidentes e prejudicar o meio ambiente”, lembra Ricardo Faria.
Outro caminhoneiro chegou do Rio de Janeiro e estava aguardando para descarregar em uma empresa situada no bairro de Santo Amaro, em São Paulo, era Reinaldo José dos Santos. Ele abraçou a profissão desde 1992 e dirige um Scania R 124 420, transportando gás. “Levar esse tipo de carga exige muita responsabilidade. Os caminhoneiros mais eficientes ecologicamente têm preferência nas contratações, o que estimula inovação no setor. Tenho dois filhos e acho importante esse tema”, diz.

A adoção de ações de sustentabilidade garante a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e dando uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.