Mais opções de marcas

21/12/2017 às 2:27 - Atualizado em 21/12/2017 às 2:27

Murilo Magalhães Hermes da Fonseca, CEO da Pirelli Industrial, fala das mudanças que estão acontecendo no Grupo e, em especial, no Brasil.

Revista Caminhoneiro – Qual é a sua formação profissional?

Murilo Magalhães Hermes da Fonseca – Sou formado em Administração de Empresas e estou no Grupo Pirelli há três anos e no segmento automotivo há mais de 28 anos.

Caminhoneiro – Fale-me um pouco dessa nova fase da Pirelli?

Fonseca – O tratamento agora é TP Industrial do Brasil, empresa que produz e comercializa pneus para caminhões, ônibus, tratores e máquinas de construção e mineração com a marca Pirelli e que pertence ao grupo Prometeon Tyre Group (ex Pirelli Industrial). Na realidade já estamos nesse movimento a cerca de dois anos que culminou nessas mudanças. A Prometeon tem produtos da marca Pirelli bem como os produtos da nossa controladora chinesa que tem outras marcas que estarão, em breve, disponíveis no Brasil.

Caminhoneiro – Poderia adiantar mais informações sobre essas novas marcas?

Fonseca – Será possível provavelmente no primeiro trimestre do próximo ano com a conclusão dessa operação de fusão das empresas que será aprovada pelos órgãos competentes, sobretudo, na China onde está sendo realizada toda operação. Teremos disponível amplo portfólio composto por 24 marcas para o segmento de caminhões. Vamos atender as necessidades dos caminhoneiros e dos frotistas, agregando valores a todos o elo da cadeia. Cada trabalho tem uma aplicação específica, tanto de desempenho quanto de custos operacionais, como também de características próprias. O objetivo é entregar o pneu certo para a eficiência esperada. O transporte rodoviário é muito exigente quanto ao desempenho do pneu e a busca constantemente da eficiência operacional.

Caminhoneiro – A mudança já pode ser notada nos logotipos da empresa?

Fonseca – Nós mantivemos tradicionais as cores amarela e vermelha na aplicação de consumer e criamos o logo azul, branco e cinza para o segmento industrial.

Caminhoneiro – Qual é a expectativa em relação à retomada do mercado nacional?

Fonseca – A nossa empresa tem uma expectativa muito grande quando o assunto é retomada do mercado brasileiro e da América Latina. O Brasil acaba funcionando como uma locomotiva para toda essa região. Sobretudo, quando falamos sobre o transporte rodoviário de carga. O Brasil é o segundo maior mercado de reformas de pneus, ele está cada vez mais se especializando, buscando performance, aplicação adequada e segurança. É superimportante que continuemos aqui, com mais fôlego, mais investimentos, enfim olhando para o Brasil como ele precisa ser realmente visto. Essa crise foi a mais longa, mas vejo com bons olhos a curto e a médio prazo a recuperação do setor automotivo.

Caminhoneiro – Como o senhor vê a formação da rede Pirelli no Brasil?

Fonseca – Provavelmente temos a maior rede de revendedores de pneus. Estamos falando hoje de um País que está em uma evolução absurda no que tange a serviços. A profissionalização está dominando o setor de serviços com atendimento mais personalizado, eficiente e com mais tecnologia. Enfim, estamos preparados.

Caminhoneiro – Como a companhia vê o segmento nacional de reforma de pneus?

Fonseca – Com muita importância. Nós já temos consolidada a marca Novateck Pirelli. Um exemplo, é que oferecemos o sistema de reforma de pneu agrícola e o acompanhamento do desempenho deste produto diretamente no campo e ampliamos a estrutura do serviço de reforma de pneus agrícolas por meio da Rede Oficial de Reformadores Novateck Pirelli. Para tal, levamos em consideração dois grandes alicerces: tecnologia que colocamos em nossos produtos e prestação qualificada dos nossos serviços. A reforma é um elo importante de toda essa cadeia. Portanto, cuidar dos pneus e parte dessa gestão de custos e eficiência.

Caminhoneiro – As montadoras estão lançando muitos caminhões para os setores madeireiro e de mineração. A empresa também aposta nesses segmentos?

Fonseca – Boa pergunta Grazi. De fato, eles são bem promissores. A Pirelli tem a melhor gama de produtos para atender essas aplicações. Como companhia Prometeon seguimos investindo nas nossas fábricas, como a de Santo André, nos nossos próprios produtos e no desenvolvimento de um centro tecnológico na China. Pouca gente sabe, mais as maiores mineradoras estão em operação na China e é um campo fantástico para desenvolvimento de produtos. Estamos sempre apresentando novidades que ajudem os nossos clientes, como a linha Premium Série: 01, principalmente para o segmento urbano e misto. A Série 88 também teve dois lançamentos, o FG88, na medida 295/80 R22.5, assim como o FH88, na medida 295/80R22.5TL.

Tags: