Mercado de caminhões no Brasil em 2018

08/03/2019 às 2:51 - Atualizado em 11/03/2019 às 3:01

O mercado de caminhões no Brasil movimenta milhões de reais todos os anos. Afinal, independentemente da situação econômica do país, sempre existirão caminhoneiros querendo trocar de veículo e pessoas dispostas a entrar na profissão.

E 2018 foi um ótimo ano para o ramo, já que o mercado de caminhões teve uma alta de 47% em relação à 2017. Sendo assim, as montadoras continuam trazendo novidades para o país. Sempre fabricando modelos que busquem cada vez mais agradar e atender às diferentes expectativas de cada nicho do mercado brasileiro.

Mas será que você sabe quais são os caminhões mais vendidos em 2018? A tendência do ano passado foram os veículos mais pesados, que representaram 45,5% dos licenciamentos em território nacional. Confira a lista, segundo os números da Fenabrave, com os modelos mais vendidos no Brasil pelas principais montadoras e veja um pouco mais sobre cada um deles.

Caminhão mais vendido da Mercedes-Benz – Actros 2651

Com 3.058 unidades emplacadas, o Actros 2651 é o caminhão que “ganhou o título” de mais vendido pela Mercedes-Benz no ano de 2018.

O extrapesado possui características importantes e versáteis para atender o mercado brasileiro. Isso porque, o Actros 2651 é capaz de atender o motorista com eficiência e produtividade, seja nas estradas ou em vias sem pavimento.

“[Em relação ao Actros 2651], o cliente conta com um veículo forte, robusto e com reduzido custo operacional. Além disso, o elevado padrão de conforto da cabina, juntamente com os itens de tecnologia e segurança, garante ao motorista um excelente nível de bem-estar a bordo e de condução”, garante o vice-presidente de Vendas e Marketing de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz no Brasil, Roberto Leoncini.

Vale lembrar que o Actros 2651 vem equipado com cabine Megaspace de piso plano e com itens exclusivos, como Controle de Proximidade, Sistema de Orientação de Faixa de Rolagem e Assistência Ativa de Frenagem (ABA).

Caminhão mais vendido da Scania – R 440

A Scania R 440 foi o caminhão da marca mais vendido em 2018 e também o mais comercializado da história da montadora. Apesar disso, esse “gigante da marca” será substituído pelos R e S 450 e também pelos R e S 540. A tendência é que essa “Nova Geração” também seja campeã de venda e represente muito bem a montadora sueca.

Mesmo assim, a falta do R 440 será sentida no mercado. Em seu ano de despedida, foram emplacados simplesmente 4.492 caminhões, o que representa o maior índice entre todas indústria. E esse domínio no mercado ocorreu três vezes nos últimos sete anos, relevando a importância e o protagonismo da linha dentro do Brasil.

Caminhão mais vendido da DAF – XF105

Com 2.054 unidades emplacadas, o XF105 é o caminhão que melhor representou a DAF no mercado. E o bom desempenho está diretamente relacionado com um fator de essência da marca: a flexibilidade.

Sobre essa capacidade, o diretor comercial da DAF Caminhões no Brasil, Luiz Gambim,  ressalta que: “Nossos caminhões são feitos pensando na ergonomia e no conforto dos motoristas, sendo adequados às necessidades de cada tipo de aplicação. Ouvimos nossos clientes e é por isso que a DAF é reconhecida mundialmente por sua qualidade, robustez e baixo custo operacional”,

Suas características fazem dele uma ótima opção para o transporte de cargas pesadas em longas distâncias. Aliando robustez com segurança e potência, o DAF XF105 é capaz de realizar um frete com até 74 toneladas.

Caminhão mais vendido da Volkswagen – Constellation 24.280 6×2

O Volkswagen Constellation 24.280 6×2 é um modelo tradicional e seu alto número de vendas era esperado. “Ficamos satisfeitos em ver o sucesso desse modelo”, revela o Gerente Executivo de Operações de Campo de Caminhões e Ônibus da VW, Sérgio Pugliese.

O modelo, que somou 2.917 caminhões vendidos, é conhecido por ser o líder e o mais renomado entre os semipesados. E em 2018, superou em mais de mil unidades vendidas o segundo colocado, o que fez dele um dos caminhões mais vendidos no Brasil no ano passado.

Caminhão mais vendido da Volvo – FH540

O Volvo FH540 foi o segundo caminhão mais vendido do Brasil no ano de 2018 com 4.188 unidades licenciadas, cerca de mil a mais do que o terceiro colocado. Prova do sucesso é que o carro-chefe da Volvo fechou o ano com 10,6% de participação no mercado.

O caminhão da Volvo é uma das principais opções para aplicações rodoviárias de bitrem e rodotrem e cumpre com excelência todos os seus desafios. “Quem trabalha na área precisa de um caminhão avançado, com baixo consumo de combustível, alta disponibilidade e muito conforto para o motorista”, lembra o diretor de Caminhões da Volvo, Alcides Cavalcanti.

Caminhão mais vendido da Iveco – Daily

O Daily é extremamente conhecido, pois possui diferentes opções de capacidade máxima e é considerado um VUC. Dessa forma, esse caminhão pode trafegar normalmente pelas zonas de restrição dentro de grandes centros urbanos a qualquer hora do dia.

Assim, as versões do Daily são vantajosas e práticas para os que desejam uma distribuição eficiente e a necessidade de possuir apenas a habilitação B, diferente de muitos outros caminhões em que é requerida a CNH categoria E.

Realmente, o mercado de caminhões no Brasil é muito abrangente e contempla diferentes vertentes de caminhoneiros. Mas e você, conte para gente qual é o seu caminhão e qual você gostaria de comprar.