MODIFICAÇÕES GARANTIDAS

06/12/2016 às 3:46 - Atualizado em 06/12/2016 às 3:46

O BMB, CENTRO DE CUSTOMIZAÇÕES  EXCLUSIVO DA VOLKSWAGEN CAMINHÕES  E ÔNIBUS E MAN LATIN AMERICA, COMPLETA 15 ANOS DE EXISTÊNCIA. 

Nossa função é realizar adaptações para veículos de nicho, entregando soluções de qualidade para produtos sob medida. Sabemos que esse mercado está crescendo cada vez mais, por isso, desenvolvemos produtos especiais para clientes com atividades especiais”, diz Marcos Balbinot, CEO da BMB.

O executivo explica que o primeiro passo é identificar o nicho e entender suas especificidades, visitando os clientes e levando propostas de soluções. Depois de conhecer a fundo essas necessidades, começa o desenvolvimento das adaptações nos veículos e o acompanhamento do processo. O serviço de pós-venda conta com grande cumplicidade entre os fornecedores e compradores, já que tem um conhecimento bastante sólido no mercado. Todos os produtos saem da linha com garantia de fábrica.

As modificações nos caminhões e ônibus que saem da fábrica e seguem para o BMB ocorrem em duas unidades de negócios, dividindo a empresa em ambientes de serviços especializados. No Programa Volkswagen, são feitas as modificações nos modelos semipesados Constellation e Worker, que recebem mais de 150 itens sob medida, como o terceiro eixo e a quinta roda. Na unidade de Veículos Especiais, conhecida como SVE, são realizadas as modificações em caminhões de limpeza urbana, modelos de ônibus low-entry (piso baixo) e articulados.

Segundo Marcos Balbinot, em 2016, foram trazidos alguns lançamentos, que começaram com uma versão CrossOver do MAN TGX, que tem tido excelente resultado na aplicação de papel e celulose. Outra novidade que merece destaque é a tão esperada versão 4×4 para os veículos de 8 e 9 toneladas. Ela traz uma série de novas oportunidades, com casos de vendas já realizadas para clientes do segmento eletricitário. Neste ano, também foi assinado um acordo de cooperação com a Suspensys, o que permitiu à empresa lançar uma família de suspensões pneumáticas no Brasil e no México. O BMB está localizado em Resende, a 100 metros da fábrica da MAN Latin America.

Marcos Balbinot lembra que por volta do ano 2000, a Volkswagen Caminhões e Ônibus decidiu que queria atender seus clientes de forma personalizada, atuando de acordo com as necessidades individuais de cada um. Por conta disso, resolveu adotar, oficialmente, o conceito “Sob Medida”, utilizando o slogan: “menos você não quer, mais você não precisa”. “A ideia caiu no gosto do mercado e a demanda se intensificou. Foi então que a montadora tomou a iniciativa de me convidar para montar, junto com o co-fundador Agenor Boff, um centro de customizações que atendesse exclusivamente às demandas da montadora”, diz Balbinot.

As transformações mais realizadas são as instalações do 2º eixo direcional, escapamento vertical, 3º eixo, quinta roda e o alongamento e encurtamento de chassi. “Modificamos principalmente veículos novos, mas realizamos atendimento sob medida para nossos clientes. Por isso, podemos nos adaptar quando necessário. Já chegamos a modificar mais de 10 mil veículos em um único ano”, finaliza Balbinot.

Texto: Graziela Potenza l Foto: divulgação

Tags: