Pensando no cliente – Mercedes Benz

28/06/2016 às 8:53 - Atualizado em 28/06/2016 às 8:53

Ari de Carvalho - Mercedes Benz

Ari Gomes de Carvalho assumiu desde 1º de dezembro a posição de diretor de Marketing & Vendas Caminhões Brasil da Mercedes-Benz.

Revista Caminhoneiro – Um breve perfil do entrevistado.

Ari Gomes de Carvalho – Sou formado em Jornalismo pela PUC – Campinas e quando ingressei na Mercedes-Benz, em 1989, foi justamente para exercer essa profissão. Tinha na área de Pós-Venda, uma revista direcionada aos clientes das oficinas dos concessionários chamada “Atualidades de Serviços”, onde abordávamos assuntos como, dicas técnicas, importância da manutenção e como fazê-la corretamente. Com o Código do Consumidor, o cliente ficou mais em evidência e todos voltaram seus olhos para ele. Nessa fase fui o idealizador da Central de Atendimento ao Cliente (CAC) da Mercedes-Benz. Na realidade, ela nasceu como Serviços 24h, em 1991, e depois evoluiu para a CAC que atualmente já recebeu muitos prêmios, mostrando sua liderança na satisfação dos clientes. Esses resultados positivos confirmam o reconhecimento do mercado à qualidade dos serviços da Central de Atendimento ao Cliente da Mercedes-Benz, que se preocupa em oferecer não apenas os melhores produtos, mas também o melhor atendimento aos seus clientes. Voltando à minha trajetória, quando começou a produção do veículo Classe A no Brasil, fui convidado para montar o seu Pós-Venda, depois passei a ser responsável pelo Pós-Venda de automóvel e em 2004 assumi a diretoria de Pós-Venda de todos os segmentos. Hoje, sou diretor de Marketing & Vendas Caminhões Brasil da Mercedes-Benz.

Caminhoneiro – Como recebeu a notícia do novo cargo?

Carvalho – Recebi com muita alegria, mas creio que foi um processo natural. Quando se está dentro da área de Vendas, nunca mais se quer sair dela. Foi uma satisfação muito grande, irei complementar o meu ciclo dentro dessa importante empresa. A área que assumi é muito dinâmica. Eu já tinha contatos constantes com os clientes e continuarei a tê-los.

Caminhoneiro – Como é assumir a área de Marketing nessa conjuntura que passa o segmento de caminhões e o próprio País?

Carvalho – Praticamente esse ano já acabou. Para 2016 eu não vejo um cenário muito diferente. Digo mais: se tivermos um cenário semelhante ao de 2015 será lucro. Isto porque a situação econômico-política do País está muito complicada. É impossível dar uma previsão falando, por exemplo, que irá melhorar no segundo semestre.

Caminhoneiro – Então, eu diria que o seu principal desafio é a situação atual do País e, consequentemente, do mercado de caminhões?

Carvalho – Sim, eu diria que será a principal, mas iremos continuar trabalhando com afinco e analisar quais são as oportunidades existentes no mercado. Elas existem, estão lá, nós é que temos que identificá-las. No entanto, não é fácil porque hoje, temos a falta de previsibilidade de um futuro próximo.

Caminhoneiro – Qual é a sua expectativa de linha de crédito para 2016?

Carvalho – Nós temos alguns gargalos, sobretudo, no segmento do Transporte, que precisam ser resolvidos. A nossa frota é muito antiga e para renová-la é preciso permitir que os caminhoneiros autônomos, agregados tenham condições de financiar o produto e trocar o veículo antigo por um mais novo. Tem que fazer essa roda girar porque hoje está travada. Também é necessário dar condições de financiamento para os grandes frotistas. Quando as grandes empresas renovam as suas frotas, geralmente, vendem os que possuem para os autônomos e agregados.

Caminhoneiro – Como que a Mercedes-Benz pretende se relacionar com os caminhoneiros e pequenos frotistas?

Carvalho – “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve”. Este é o slogan da nova campanha de Marketing. Temos o foco muito grande em ouvir os caminhoneiros, os frotistas, enfim, todos os clientes, buscando soluções que o mercado precisa. Para tal, valorizamos demais os relacionamentos com esses profissionais. Iremos focar em eventos, nosso canal de mídia social, nossa Central de Atendimento. Nós pegamos todas as informações que chegam à Central e encaminhamos para as áreas de Marketing, Eventos, Comunicação, entre outras. Esses pontos de contatos continuam sendo importantes. Precisamos estar perto dos caminhoneiros, com a Caravana Siga Bem Caminhoneiro que percorre o País.

Caminhoneiro – Qual é o número de revendas Mercedes-Benz?

Carvalho – Atualmente, 188 pontos. Temos planos de mais dois pontos em 2016 e estamos fazendo um planejamento de chegar a cerca de 20 pontos adicionais. Isto porque estamos firmando uma parceria com a Ipiranga Rodo Rede. A nossa rede de concessionárias irá utilizar esses locais para colocar pontos de manutenção. Essa ideia começa a ser viabilizada em janeiro próximo com a instalação dos dois primeiros pontos: um em Registro, Vale do Ribeira, SP, e o outro São Gabriel do Oeste, estado de Mato Grosso do Sul. Estamos analisando o movimento grande de caminhões e onde tem maior distância entre um ponto de manutenção e outro.  A ideia é ficar ainda mais próxima do caminhoneiro para que ele tenha opções Mercedes-Benz para manter o veículo em dia. O caminhoneiro irá encontrar peças genuínas, mão de obra treinada e o apoio da Ipiranga Rodo Rede, com ampla área de descanso, restaurante, ou seja, todas as facilidades.

Caminhoneiro – Como está a Mercedes-Benz na área da conectividade dos veículos?

Carvalho – Estamos trabalhando forte nesse sentido. Temos varias inovações tecnológicas, como o FleetBoard que é uma ferramenta que auxilia o cliente na gestão de sua frota. Entre diversas vantagens, está a otimização dos veículos e sua disponibilidade, além de possibilitar uma redução nos custos operacionais. Além disso, o novo módulo FleetBoard também é um rastreador e bloqueador inteligente de fábrica. Além dos serviços de telemetria, também oferece serviços de auxílio à segurança do veículo e da carga. Não posso deixar de falar que estamos sempre atentos com o conforto do caminhoneiro e continuaremos trabalhando para oferecer diferenciais.

Caminhoneiro – Envie uma mensagem para os caminhoneiros.

Carvalho – A Mercedes-Benz tem o seu foco ainda mais forte nos clientes, na sua necessidade e as nossas equipes estão 100% promovendo ações voltadas para atendê-los muito bem. A cada dia vamos ampliar e melhorar, deixando abertos os nossos canais de comunicação, afinal, “as estradas falam. A Mercedes-Benz ouve”.

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