Penúltima etapa classificatória acontece em Betim neste final de semana

06/11/2017 às 2:42 - Atualizado em 14/11/2017 às 8:26

Quatorze caminhoneiros já conseguiram classificação em Cuiabá, Jacupiranga, Ponta Grossa e Linhares. Restam seis vagas, três em Betim e três em Itajaí, para a grande final também em Itajaí, SC, no dia 26 de novembro. O vencedor leva para casa um Iveco Tector 0 km.

06/11/2017 – A 5ª e penúltima etapa da Gincana do Caminhoneiro, que completa 27 anos, acontece nos dias 10 a 12 de novembro, em Betim, MG, no Posto PTB, à Rodovia BR-381, KM 490, onde são aguardados cerca de 500 caminhoneiros e público total de 3 mil espectadores, nos três dias do evento. Podem participar da gincana, caminhoneiros habitados na categoria C, D ou E. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local da etapa, das 8h às 18h, mas – de acordo com a fila de espera – podem ser encerradas antecipadamente.

Nesta edição, além da já tradicional prova de slalom (zigue zague entre cones ), que irá classificar mais três finalistas, os organizadores introduziram a prova de estacionamento. Os caminhoneiros, primeiro, passam por um teste de habilidade ao estacionar o caminhão e, na sequência, vão para a pista de slalom. Como em edições anteriores, no slalom os tempos são cronometrados pelo sistema de fotocélulas por uma equipe homologada pela CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo. E para manter as mesmas condições de igualdade entre todos os competidores, eles realizam as provas com um caminhão Iveco Tector, com câmbio manual de seis velocidades, fornecido pelos organizadores.

Após quatro etapas, Paraná tem 6 representantes para a grande final de Itajaí, no dia 26 de novembro próximo, seguido por São Paulo 4, Maranhão 2, Mato Grosso 1 e Goiás 1.

Na 1ª etapa, a de Cuiabá, MT, classificaram-se Lucio Marcio Goldin (Arapongas/PR), Dionísio Locks (Lucas do Rio Verde/MT), Leonel Aguillar Faria (Alvares Machado/SP) e Airton Borges de Andrade Junior (Arapongas/PR). Alessandro Mileski, de Reserva/PR, Marcelo Vilanez Sant´Ana, de Galia/SP, Joaquim Veríssimo (São Luís/MA) e Manoel Veríssimo (Paço do Lumiar/MA) superaram seus adversários em Jacupiranga/SP – 2ª etapa. Em Ponta Grossa/PR – 3ª etapa – venceram Ivaldo Fernandes Lima Oliveira, de Araucária/PR, Walmir Vidolin, de Campina Grande do Sul/PR, e Alberto Sakai, de Bauru/SP.

Na última etapa, em Linhares/ES, classificaram-se os caminhoneiros Thiago Augusto Silva, de Aparecida de Goiânia/GO, o veterano Fernando Sakai, de Bauru/SP e o jovem Fabiano Luiz Baggio, de Campina Grande do Sul/PR.