Randon contribui para a qualificação de motoristas

19/06/2016 às 9:29 - Atualizado em 22/06/2016 às 6:40

O distribuidor da Randon, a Megatec Equipamentos Rodoviários Ltda, de Araçatuba (SP), disponibilizou um Semirreboque Graneleiro Randon Linha R para o SEST/SENAT. A Megatec, dentro da política de responsabilidade social das Empresas Randon, coordenada pelo Instituto Elisabetha Randon, promove a ação com o objetivo de incentivar a qualificação de motoristas.

O produto será utilizado na filial da entidade, em Araçatuba, para atender o recém lançado Programa de Formação de Novos Motoristas para o Mercado de Trabalho do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). Criado para suprir a carência de mão de obra qualificada no transporte rodoviário de carga e de passageiros, o programa tem como meta formar 66,9 mil profissionais por ano. A qualificação será feita em 160 horas-aula, divididas em módulos básico, intermediário, especializado e prático, com foco em tecnologia, condução econômica e legislação. Os motoristas também serão capacitados pelo Projeto Via Rápida, um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. E, ainda, está em andamento o Curso de Motorista de Carga, com carga horária de 220 horas.

Além da redução dos acidentes nas estradas brasileiras, a iniciativa está consolidada na Randon pois auxilia na atualização e aperfeiçoamento dos motoristas que cada vez mais conduzem veículos tecnologicamente avançados, equipados com modernos sistemas de eletrônica embarcada, que requerem maiores cuidados e conhecimentos do condutor. A Randon S.A acredita que mais segurança nas estradas e redução de custos operacionais são resultados do investimento na qualificação, por isso tem adotado esta postura de responsabilidade social também junto a outras importantes instituições voltadas à qualificação de motoristas.

Atualmente a Randon e sua Rede de Distribuidores apoiam seis entidades voltadas para a qualificação de motoristas:
– Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet), em Concórdia (SC) e em Mairinque (SP)
– Centro de Treinamento de Motoristas da Região Nordeste do RS (Centronor), em Vacaria (RS)
– Associação dos Transportadores de Cargas do Mato Grosso (ATC), em Rondonópolis (MT)
– Centro de Treinamento e Qualificação no Transporte (CTQT), em Maringá (PR)
– Sindicato das Empresas do Transporte de Cargas do Estado do Paraná (SETCEPAR), em Curitiba (PR)
– Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), em São Paulo e Araçatuba.