O momento para comprar caminhões

14/08/2017 às 11:21 - Atualizado em 17/08/2017 às 2:48

Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas, fala que esse é o momento para comprar caminhões e que atender bem os clientes está no DNA da empresa

Revista Caminhoneiro – Como a MAN Latin America visualiza o mercado nacional de caminhões nesse quadrimestre?

Ricardo Alouche – Na realidade, 2017 é mais um ano de desafios. Os primeiros quatro meses, o mercado caiu cerca de 27% em relação ao mesmo período do ano passado. O ano de 2016 já foi o pior nos últimos tempos para o segmento de caminhões. Começamos 2017 registrando uma tendência muito negativa. É uma situação delicada da empresa e um dos piores momentos da nossa história. Mas, acreditamos que a situação geral atingiu o fundo do poço e que daqui para frente às coisas irão se recuperar.

Caminhoneiro – Dá para perceber algum sinal de recuperação? Hoje, qual é o cenário para a MAN?

Alouche – Já temos algum sinal que o mês de maio já foi um pouco melhor em relação aos meses anteriores, apesar da difícil situação política do País. A economia tem reagido de forma positiva. Acreditamos nisso, para fazermos a nossa projeção de vendas e de lucratividade para 2017. Entendemos que 2017 será melhor se compararmos com o ano de 2016 para a MAN. No entanto, deixo bem claro que está muito longe de ser um ano bom, onde os problemas acabaram. Desejamos que seja pelo menos um ano que comece a reverter à curva negativa.

Caminhoneiro – A safra de grãos recorde não alavancou o setor de caminhões?

Alouche – A safra de grãos recorde foi um dos fatores que evitou uma maior queda. O mercado de caminhões extrapesado acompanhou esse gráfico de queda. Os setores de distribuição, logística, atacado tiveram uma queda maior do que 27%. Por isso, falei que, em média, foi de 27% nos quatro primeiros meses do ano. Todos os setores retraíram e o agrícola despencou um pouco mais. Por exemplo, o setor de construção civil foi amplamente afetado, sendo o mais prejudicado. Era um setor que consumia cerca de 20% dos nossos produtos. A agricultura ajudou o mercado, porém não foi suficiente para compensar as quedas dos demais setores.

Caminhoneiro – A MAN vem trabalhando com afinco e lançou a campanha com o slogan “Vem que Tem Negócio”. Como ela foi aceita?

Alouche – De fato, a campanha oferece pacote imperdível de vantagens que inclui valorização do usado, melhores taxas do mercado e outros benefícios exclusivos. Nós notamos um incremento de consultas bastante considerável de interessados. Para se ter uma ideia, hoje temos mais de 3.000 clientes cadastrados nessa campanha. Na atual conjuntura esse número é bastante expressivo. Estamos fazendo uma ação muito próxima deles. Nós explicamos a valorização do usado na troca por um caminhão VW ou MAN zero quilômetro, pronta entrega do veículo novo, aprovação de crédito rápida e financiamento com taxa de 0,99% ao mês. Ao levar o caminhão para casa o cliente VW e MAN ganhará um sistema inédito de wi-fi para conectar o veículo gratuitamente durante um ano.

Caminhoneiro – Os clientes ainda estão postergando as compras?

Alouche – Eles ainda estão desconfiados devido à situação política-econômica do País, mas estamos explicando que o momento de comprar caminhões é agora. Nós e, creio que as demais montadoras, não teremos condições de segurarmos, por muito tempo, as nossas bases de preços vigentes. Os custos aumentaram demasiadamente, o mercado caiu drasticamente e para mantermos o volume de vendas muitos custos não foram repassados para o preço final. Essa situação não dá para sustentar por muito tempo. Então, retorno a falar: esse é o momento ideal para adquirir caminhões.

Caminhoneiro – Quais os produtos destaques da MAN e Volkswagen?

 Alouche – Essa é uma pergunta difícil já que o nosso portfólio completo atende todas as necessidades dos clientes. O produto que foi líder de vendas em 2016 e continua sendo é o VW Delivery 8.160, sucesso total de mercado desde o seu lançamento.  O modelo é ideal para frotas que fazem entregas urbanas e percorrem pequenas distâncias. Como os demais veículos da marca, a qualidade no acabamento e o pós-vendas eficiente completam os atrativos dos nossos caminhões. Outro destaque é o VW Constellation 24.280 6×2 que é indicado para serviços rodoviários de curta, média e longa distância e serviços que exigem alta disponibilidade. Ele é o caminhão mais vendido do País. Esses dois veículos são os mais comparados pela concorrência, porque, hoje, o VW Delivery 8.160 é referência no segmento de veículos leves e o VW 24.280 também é outra atração no segmento de caminhões semipesados e pesados.

Outro caminhão cujas vendas vem crescendo é o VW Constellation 25.420. Ele está equipado com a exclusiva transmissão automatizada V-Tronic de série, que combina o baixo custo de manutenção de uma caixa de câmbio manual, com a facilidade da mudança automática de marchas, proporcionando conforto, maior produtividade do motorista e economia na operação. Outro destaque é o TGX 29.480, o motor MAN D26 de seis cilindros e 12,4 litros garante um torque de 2.400Nm numa ampla faixa de rotações, o que proporciona maior capacidade de sustentação da velocidade em rampa e menor necessidade de troca de marchas. A potência máxima é obtida a partir de 1.400rpm e se mantém constante até a rotação máxima de 1.900rpm. Essa característica se torna ainda mais diferenciada se o cliente considerar que, para as aplicações em que o veículo mais é requerido — composições de grande peso, com cargas que variam de 57 a 74 toneladas —, a combinação de torque e potências superiores pode se traduzir diretamente em mais velocidade operacional.

Outros atributos contribuem para colocar o MAN TGX 29.480 6×4 em uma posição de destaque em seu segmento de aplicação. Uma vantagem é a transmissão automatizada de série MAN TipMatic, de 16 marchas e grande capacidade de torque de entrada.

Não é à toa que a MAN tem esse veículo nos mais alto conceito dentro de avaliação seja em termos de produtividade, economia, baixo custo de manutenção e conforto para o motorista. Quando é feita a conta para saber o custo total do veículo constata-se que o MAN 29.480 6×4 está entre os melhores

Caminhoneiro – Como fica os veículos vocacionais?

Alouche – A MAN Latin America tem muitas alternativas para vários segmentos de mercado, como transporte de bebidas, compactador de lixo, betoneiras e carros-fortes (um sucesso). Recentemente, fizemos uma homenagem ao Grupo Protege pela aquisição do milésimo chassi Volkswagen para sua frota de carros-fortes e transporte do serviço Carga Segura.Todos nós estamos satisfeitos. Lembro-me de uma frase do presidente do Grupo Protege, Marcelo Baptista de Oliveira. “Estava acostumado a comprar veículos e o Grupo Protege mesmo tinha que resolver o problema quando surgia. Quando compramos o primeiro VW percebemos que seria diferente. Notamos que a MAN buscaria soluções rapidamente para equacionar qualquer contratempo”. Todos estão cobertos pelo contrato de manutenção Volkstotal. Hoje, o Grupo Protege está padronizando sua frota com a marca VW.

Caminhoneiro – Como está o pós-venda da MAN?

Alouche – Ele sempre foi referência de mercado. Inovamos mês a mês, semana após semana. O índice de satisfação dos nossos clientes é acima de 90%. Os clientes estão satisfeitos com o atendimento da rede de concessionários e pelos serviços prestados. Inovamos os nossos serviços como os contratos de manutenção específicos para cada rota e aplicações com preços bem competitivos. A MAN Latin America lançou sua linha Economy para peças de reposição, com custos menores.   É um trabalho cuidadoso desempenhado em conjunto com nossa Engenharia para proporcionar aos clientes uma nova linha focada no mercado de reposição, mantendo o mesmo nível de comprometimento que temos em relação às peças com que o veículo sai de fábrica. A linha Economy está disponível, com exclusividade, nas mais de 150 concessionárias das marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN, espalhadas por todo o País. A rede da MAN Latin America  continua oferecendo também, para manutenção, as peças originais de fábrica. Assim, o cliente tem a opção de escolher o produto que melhor atenda suas necessidades, de acordo com sua prioridade. Quando o cliente opta por realizar sua manutenção em nossas concessionárias, o benefício vai muito além do custo-benefício de determinadas peças, eles aproveitam todo o know-how dos profissionais de nossa rede, que contam com treinamentos especializados para garantir o melhor resultado. Os caminhoneiros e frotistas encontram um padrão no nosso atendimento em todo Brasil, criando um diferencial.

Caminhoneiro – O caminhoneiro e o frotista valorizam esse atendimento?

Alouche – Eles valorizam tudo. Quando iniciamos nossas operações no Brasil poucos conheciam os caminhões VW. Portanto, a atenção com os clientes após a compra do veículo foi crucial para fortalecermos a marca VW e conquistarmos os clientes. Prestar o bom atendimento e valorizarmos os clientes estão no nosso DNA.

Caminhoneiro – Como está a aceitação do Delivery VW13.160?

Alouche – Esse caminhão veio para ficar e abriu novo nicho de mercado para o transporte de bebidas, mas para todo aquela empresa que necessita transportar, sobretudo, em centros urbanos. O Delivery 13.160 está com uma plataforma de carga ampliada, vantagem percebida especialmente pelos clientes que transportam materiais volumosos. O novo entre-eixo do modelo é de 3.300mm, ou seja, 15% maior que na versão anterior e atende aos parâmetros atuais da legislação para Veículo Urbano de Carga (VUC) na cidade de São Paulo. Entre seus atributos, o veículo tem Peso Bruto Total (PBT) de 13,2 toneladas, e vem com o terceiro eixo de fábrica, com garantia da montadora. Nosso Delivery para o mercado de 13 toneladas foi desenvolvido com muitos diferenciais competitivos para fazer a diferença no custo operacional do frotista e também em características como conforto e segurança que conferem mais produtividade à aplicação urbana.O modelo conta com sistema de máxima tração para elevar parcialmente o terceiro eixo e transferir parte da carga para o eixo de tração em situações como saída em rampa ou tráfego em vias com baixa aderência ao solo, garantindo mais segurança.

Caminhoneiro – Envie uma mensagem para os nossos leitores.

Alouche – Tudo o que nós realizamos em relação a produtos para entregar para você é pensando no seu bem-estar, na redução de custos e na melhoria da sua atividade profissional. Procuramos fazer o máximo, para levar o máximo em termos de conforto e rentabilidade. Por isso, que a empresa MAN Latin America/Volkswagen Caminhões e Ônibus se orgulha de estar próxima de você. Aproveito para fazer um convite: visite as nossas 157 casas espalhadas pelo Brasil. Sempre que possível e se estiver passando em Resende, RJ, combine com a gente para visitar a nossa fábrica e ver como nossos produtos são feitos. Será de imenso prazer recebê-lo. A MAN está sempre escutando você para entregar o melhor.