Scania em plena conectividade

28/10/2016 às 10:49 - Atualizado em 28/10/2016 às 10:49

Logo após anunciar seu processo de global de serviços (veja matéria nesse site da edição da revista Caminhoneiro, edição nº 341), a Scania acaba de lançar os Serviços Conectados que oferecem soluções para ajudar o frotista a melhorar a gestão de sua frota por meio do uso inteligente de dados do veículo e parceria com a rede de concessionário da marca. Apesar de lançado neste mês, todos os serviços estarão disponíveis nas concessionárias Scania a partir de janeiro de 2017.

O intuito é orientar o frotista para que tenha uma gestão mais eficiente da sua frota e o máximo de disponibilidade de cada veículo.

Isso será possível por intermédio de ações que contribuam na redução do custo por quilômetro rodado e no aumento do resultado da empresa. “É possível verificar como o motorista está dirigindo, velocidade média, consumo de combustível e intervalos de manutenção”, diz Roberto Barral, diretor-geral da Scania no Brasil que completou cinco meses na direção das operações comerciais da empresa.

O funcionamento é simples. Os dados são enviados por um módulo, chamado Scania Communicator, instalado no veículo. Os caminhões e ônibus produzidos desde maio de 2016 já foram equipados de série com este dispositivo.  Os donos desses veículos devem procurar uma revenda Scania para que ele seja ativado e passe a enviar as informações. Para caminhões e ônibus fabricados a partir de 2012 e 2013, respectivamente, o módulo poderá ser facilmente instalado, por um valor competitivo, também em qualquer concessionária da marca. Para os produtos anteriores, o uso também é possível, mas dependerá de uma avaliação técnica e de viabilidade dos custos de adaptação.

Tags: