Scania leva caminhão 6×6 para feira internacional de segurança e defesa

06/04/2017 às 10:23 - Atualizado em 19/04/2017 às 11:23

Montadora apresenta veículo versátil, ideal para operações severas das Forças Armadas na América Latina

A Scania, referência mundial na fabricação de caminhões pesados, ônibus e motores industriais e marítimos, marca presença com o caminhão P360 6×6 na principal feira Internacional de Defesa e Segurança da América Latina, a LAAD Defence & Security 2017, de 4 a 7 de abril, no Rio de Janeiro.

Com ampla experiência no fornecimento de produtos para a manutenção da paz e defesa, nesta edição a Scania vai apresentar o modelo projetado para atuar no apoio logístico de tropas em ambientes mais adversos e severos. O veículo é ideal para o transporte de soldados e contêineres de até 20 pés, além do deslocamento de equipamentos e componentes das Forças Armadas.

“Temos um portfólio fortemente reconhecido na Europa e ampla participação no segmento militar, em países como Noruega, Suécia, Finlândia e França, com nossa linha especial para caminhões, ônibus, motores industriais e marítimos para operações de defesa e manutenção da paz”, diz o responsável pelo segmento de Veículos Especiais da Scania Latin America, Hugo Nicioli.

O caminhão está preparado para todas as situações em ambientes hostis, com tomada de ar alta (ideal para ambientes com muita poeira), ângulo de ataque de 30° e transposição de rampa de 60%, equivalente a um ângulo de 31°. Sua estrutura também conta com sistema de tração mais robusto, luzes de blecaute e elevação de componentes como barra de direção, que evita danos drásticos em estradas irregulares.

“O Scania 6×6 passou por diversos testes em condições extremas e ambientes comuns para esse tipo de caminhão. Com configurações específicas para o uso militar e importantes elementos dos modelos off-road, conseguimos atender às normativas do Exército brasileiro”, conta o coordenador de assuntos governamentais da Scania no Brasil, Jeferson Peres.

Para avaliar o alto torque e a praticidade de apenas oito trocas de marchas, o P360 6X6 passou por testes de resistência e força para superar obstáculos de estradas precárias, como o de submersão em tanque de água com um metro de profundidade, no qual o veículo deve ser capaz de entrar, parar e sair sem dificuldades ou danos ao motor.

Outro diferencial dos caminhões Scania para esse segmento é o sistema modular de produção, que permite atender com agilidade e qualidade às exigências de cada cliente, oferecendo robustez e torque em terrenos acidentados, desérticos ou alagados, e de baixas temperaturas. “Customizamos os veículos com diferentes combinações de eixo, suspensão, motorização e chassis para várias aplicações a partir de um número de componentes básicos”, explica Nicioli.

Tags: