Um checklist do caminhão pode ser importante antes de pegar estrada

26/12/2018 às 9:55 - Atualizado em 08/02/2019 às 1:56

Antes de pegar estrada e se distanciar de casa, muitos caminhoneiros costumam separar tudo o que pretendem levar, desde os detalhes mais básicos como roupas e documentos até os mais detalhados como um amuleto da sorte ou seu lenço de bolso, quase um checklist do caminhão.

Todos os caminhoneiros tem um processo que deve sempre ser seguido para que tudo dê certo. Alguns até mesmo utilizam uma determinada roupa antes de entrar no caminhão e partir para o outro lado do país.

Mas além desses, é importante conferir outros fatores, buscando evitar qualquer tipo de problema na estrada. Veja a lista que separamos com algumas informações importantes e que podem fazer toda a diferença antes e durante uma viagem.

1. Entenda a sua rota

Ao receber um frete, é possível que o caminhoneiro nunca tenha enfrentado aquele local. Nesse caso, é extremamente válido estudar o trajeto e observar as melhores estradas para aquele destino.

Além disso, escolher os melhores pontos de parada também pode fazer toda a diferença. Por isso, perguntar para outros caminhoneiros ou pesquisar os serviços que são oferecidos nos locais vai fazer a viagem se tornar mais confortável e vantajosa.

Calcule o tempo

Ao entender a sua rota, é preciso observar o tempo necessário para atingir o destino. A partir disso é possível realizar outros cálculos, como o tempo de parada e o dinheiro que será gasto durante os descansos.

Tendo em mente esses números, será possível também optar pelos melhores locais para as paradas, evitando os mais caros e os que tenham pouca segurança para o motorista e seu caminhão.

2. Longos percursos exigem uma boa manutenção

Você já teve a experiência incômoda de ver seu caminhão sofrer com algum defeito no meio da estrada? É muito estressante interromper a sua viagem para realizar uma parada obrigatória e atrasar a entrega de sua carga.

A manutenção preventiva de um caminhão possui total importância para o bem-estar de uma viagem. Observar a qualidade das luzes, do freio, dos pneus e até da suspensão pode lhe proporcionar condições positivas e nenhum inconveniente enquanto estiver na estrada.

3. Alimente-se

Uma alimentação adequada é importante para todos e ainda mais para os caminhoneiros, já que eles passam grande parte de seu tempo na estrada. Sendo assim, durante as viagens, vale a pena evitar o consumo exagerado de alimentos gordurosos e refrigerantes.

Vale a pena pesquisar por locais que possam oferecer uma alimentação mais regrada durante os dias do transporte. Foque em alimentos grelhados, refogados e cozidos, além de frutas, legumes e verduras.

4. Abasteça o caminhão em locais confiáveis

Durante o trajeto, será necessário estacionar o caminhão e recorrer a postos para o abastecimento. Esse processo é importante, pois um combustível de má qualidade pode ser prejudicial para o motor e para o caminhão em geral.

Existem diversos pontos na estrada que oferecem ótimos preços, que em um primeiro momento podem ser realmente vantajosos. Mas lembre-se, o barato pode sair muito caro. Pesquise, veja o local e se possível pergunte para outros caminhoneiros. Apesar disso, o ideal é escolher os postos de abastecimento antes mesmo do início da viagem.

5. Descanse o suficiente

Por lei, um caminhoneiro deve trabalhar no máximo oito horas por dia com um excedente de duas horas extras permitidas. Além disso, o Ministério Público estipula um intervalo de 11 horas, no mínimo, entre os trajetos.

Esse período, além de ser garantido por lei, é essencial para a saúde do caminhoneiro. Um motorista sem sono e descansado pode fazer uma viagem muito mais segura e positiva, sem colocar ele e os outros em perigo.

Curtiu esse checklist do caminhão? É, de fato, muito importante garantir as melhores condições para um transporte de carga. Você tem alguma outra dica ou sugestão? Comente!