Como surgiu o Dia do Caminhoneiro?

24/07/2017 às 4:39 - Atualizado em 03/08/2017 às 11:01

No dia 25 de julho é comemorado o Dia do Motorista e também o Dia do Caminhoneiro.

A categoria é lembrada na data em que se homenageia São Cristóvão, o padroeiro deste profissional. Esse dia foi instituído no Brasil por meio do Decreto nº. 63.461, de 21 de outubro de 1968.

A associação se deve ao fato de que Cristóvão, era gigante que ajudava os outros a atravessar um rio. Um dia, ao transportar em seus ombros um menino, sentiu que a cada passo ele ficava mais pesado. Ao acabar a travessia, disse que havia transportado o peso do mundo. Então, o menino respondeu-lhe que havia carregado o criador do mundo em seus ombros. Passou a ser invocado pelos condutores. Diz-se que se tornou Padroeiro dos Motoristas após um pedido da rainha Margarida de Sabóia, que creditava a fé no santo, a ter escapado ilesa de um grave acidente de carro na Itália, no início do século XX. No mundo inteiro imagens e medalhas e orações a São Cristóvão passaram a ser muito difundidas entre os profissionais do volante.

Caminhoneiro sempre foi profissão de fibra e resistência. Para reafirmar nosso carinho por vocês, a revista Caminhoneiro deseja a todos um feliz Dia do Caminhoneiro e que todos tenham a proteção de São Cristóvão e que Deus ilumine seus caminhos.