Volvo

19/06/2016 às 9:29 - Atualizado em 21/06/2016 às 10:08

A Volvo do Brasil exibe a terceira geração de sua já consagrada linha de caminhões VM pesados e semipesados. Os caminhões VM, que já eram a melhor opção no mercado brasileiro em suas categorias, foram aperfeiçoados interna e externamente, e ainda ganharam novas potências. A nova geração chega também com a tecnologia SCR para atendimento da legislação de emissões Euro 5/Proconve P7. “O VM está ainda melhor. Desenvolvemos um novo caminhão que contribuirá decisivamente para atender a todas as necessidades do transportador brasileiro”, declara Roger Alm, presidente da Volvo do Brasil. “A nova linha vai expandir os benefícios dos nossos veículos, que já vinham conquistando o mercado por conta de seu baixo consumo de combustível, grande disponibilidade e conforto”, complementa Reinaldo Serafim, gerente de Caminhões da Linha VM.

Serafim se refere a uma série de mudanças promovidas pela Volvo na nova geração VM. A começar pelos novos motores Euro V oferecidos em três novas potências: 220 cv, 270 cv e 330 cv. Os novos propulsores serão todos de seis cilindros. Aliados aos atributos atuais do caminhão, os novos motores proporcionam ainda mais vantagens, maior rendimento e grande produtividade ao transportador. “O trem de força ficou otimizado com os novos motores”, observa Álvaro Menoncin, gerente de Engenharia de Vendas da Volvo do Brasil.

A nova linha VM também oferece opções de caixa de câmbio e eixos traseiros para atender a todas as necessidades dos transportadores. “Temos soluções para atender o que o mercado está pedindo, seja para operações de médias e longas distâncias, seja para uso misto urbano (caçamba, lixo, mixer e guindaste) e rodoviário”, Sérgio Gomes, gerente de planejamento estratégico da Volvo do Brasil.

A cabine do novo VM conta com um novo painel, ergonomicamente mais moderno e avançado, e todos os comandos ao alcance das mãos do motorista. O novo VM vem também equipado com um computador de bordo. No display do computador localizado no painel, o motorista tem acesso a muitas informações, como o consumo do veículo e aviso de eventuais falhas. Com mais dados à disposição, o condutor pode controlar melhor a operação do veículo.

A nova linha VM que a Volvo está apresentando ao mercado tem motores com potências ampliadas. “Mais potentes, os novos veículos continuarão mantendo o seu tradicional baixo consumo de combustível e sua alta produtividade e rentabilidade para o transportador”, declara Reinaldo Serafim “A cada dia o caminhão VM ganha mais espaço no mercado e conquista a preferência do transportador brasileiro”, complementa Sérgio Gomes. A nova geração chega à rede de concessionárias em janeiro de 2012.

“A Volvo está constantemente investindo no desenvolvimento e aprimoramento de seus veículos. Fizemos isto mais uma vez com os motores da nova geração da linha Volvo VM, proporcionando uma elevada performance e maior torque, com propulsores mais elásticos, que também possibilitam melhor dirigibilidade, maior economia de combustível e maior produtividade”, diz Ricardo Tomasi, engenheiro de Vendas da Volvo do Brasil.

“O aumento das potências possibilita mais benefícios, como é o caso de um aumento da pressão de injeção do propulsor, passando de 1400 para 1800 bar. É mais economia de combustível”, observa Álvaro Menoncin, gerente de Engenharia de Vendas da Volvo do Brasil.

A nova geração teve a potência de seus motores aumentada. Assim, o VM que tinha um propulsor de 210 cv passa agora a ter um novo, de 220 cv. Este modelo, bastante usado em áreas urbanas e em trajetos regionais, ganhou um motor de 6 cilindros, 2 cilindros a mais que na versão anterior.

O propulsor do modelo rígido que antes tinha 260 cv de 6 cilindros, chega agora a 270 cv. Bastante versátil, é um modelo bastante utilizado para cargas mais elevadas e distâncias maiores.

O motor do cavalo-mecânico VM passa de 310 cv para 330 cv, o maior aumento de potência da linha. No caso dos VMs 330 cv 6×4, as mudanças proporcionam mais potência e torque, fundamentais para operações em canteiros de obras. “Com novas potências e torque, o freio motor é mais potente nestas duas opções, garantindo maior velocidade média em descida, aumentando a produtividade com maior segurança”, observa Menoncin.

“A Volvo está também apresentando um novo caminhão, ampliando ainda mais a já consagrada oferta de veículos da linha VM”, destaca Gomes. É o VM 330 cv nas versões rígidas 6×2 e 4×2. “Nosso compromisso é buscar atender a todas as necessidades do transportador, para que ele tenha a maior oferta possível neste segmento”, diz o gerente. Até então, os VMs nesta faixa de potência eram oferecidos somente na opção de cavalo-mecânico.

Com esta nova configuração de VM rígido com motor 330 cv, a Volvo amplia ainda sua oferta de produtos. Estes modelos podem ser usados na cadeia logística de distribuição, possibilitando diminuição do chamado transit time (tempo de um a outro ponto) e proporcionando mais opção para o transportador que precisa de um veículo ágil e com maior capacidade de carga.